São Filipe, 23 Out (Inforpress) - O projecto Quinta da Vinha, da jovem empreendedora Elisandra Lopes, foi o vencedor da primeira edição do concurso “Sementes de Ideias”, que contou com 12 projectos finalistas dos quatros municípios da Região Fogo/Brava.
O anúncio dos três melhores projectos aconteceu no início da noite de quarta-feira, 22, no encerramento do programa, que ao todo recebeu 40 projectos iniciais, dos quais 27 foram seleccionados já com plano de negócio.
Quinta da Vinha destacou-se das demais propostas pela sua “abordagem inovadora” de valorização do vinho artesanal da ilha do Fogo, através do enoturismo.
Além de conquistar o 1.º lugar geral, a Quinta da Vinha também foi distinguida como o melhor projecto do município de Santa Catarina do Fogo, evidenciando o seu “impacto potencial no desenvolvimento local” e na “promoção da cultura vinícola” de Chã das Caldeiras.
O projecto tem como foco promover o tradicional vinho Manecom, produzido a partir de uvas das videiras cultivadas nas encostas vulcânicas do Fogo, através de excursões enológicas.
Segundo Elisandra Lopes, os visitantes terão oportunidade de vivenciar todo o processo de produção do vinho, desde a preparação das covas na terra vulcânica, passando pela plantação da vinha, até à vinificação e engarrafamento.
“Queremos mostrar todo o percurso do vinho, para que os visitantes valorizem ainda mais este produto. O prémio vai permitir equipar o espaço e adquirir os instrumentos adequados para uma produção artesanal de maior qualidade”, afirmou Elisandra Lopes, emocionada com a distinção.
A jovem empreendedora destacou ainda a surpresa ao receber os dois prémios, agradecendo à comunidade de Santa Catarina do Fogo e ao apoio do programa BIC e assim como à organização do concurso.
Como primeira classificada, Elisandra Lopes arrecadou o prémio monetário de 300 contos e para o melhor projecto de Santa Catarina 50 contos, levando para casa 350 contos em prémios.
O 2.º lugar ficou com o projecto Mudas CV, de Ivaltino Gomes, do município de São Filipe que também arrecadou o prémio de melhor projecto de São Filipe, levando um valor acumulado de 250 contos, 200 para o segundo lugar e 50 para melhor projecto do seu município.
A iniciativa, segundo o mesmo, visa a produção de mudas hortícolas, frutíferas, ornamentais e florestais, com implementação prevista para 2026.
“Este prémio será uma semente para o projecto e será o primeiro montante a entrar no fundo da empresa e com isso vou procurar mais financiamento nas instituições bancárias para tornar o projecto uma realidade”, disse Ivaltino Gomes, lembrando que já produz de forma experimental.
O 3.º classificado foi Domingos Cardoso, com o projecto Fogo Conservas, que aposta na transformação de produtos locais em conservas de qualidade.
Com três anos de actividade, Domingos Cardoso vê no prémio um incentivo para expandir a produção e gerar mais emprego na ilha.
Além dos três primeiros lugares, o concurso destacou os melhores projectos de cada município da Região Fogo/Brava, nomeadamente, Mudas CV, de Ivaltino Gomes (São Filipe), Quinta da Vinha, de Elisandra Lopes (Santa Catarina), Escola e Loja de Artesanato Mill Artes (Mosteiros) e Ecofun (Brava).
O concurso “Sementes de Ideias” tem como objectivo apoiar jovens empreendedores da Região Fogo/Brava, promovendo a inovação, o empreendedorismo sustentável e o desenvolvimento local.
Para hoje, 23, está previsto o encerramento do projecto conjunto SDG Fund, iniciativa liderada pelo PNUD e a UNIDO, com financiamento do SDG Fund. Com apresentação dos resultados e o lançamento da Incubadora Regional “Fogo e Brava Innovation Lab”.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar