Fogo: Projecto Vulcãozinho promove educação e homenageia figuras marcantes de Chã das Caldeiras

Inicio | Sociedade
Fogo: Projecto Vulcãozinho promove educação e homenageia figuras marcantes de Chã das Caldeiras
28/09/25 - 10:21 am

São Filipe, 28 Set (Inforpress) – O projecto Vulcãozinho promove hoje a primeira edição de reconhecimento e premiação do mérito escolar dos melhores alunos de Chã das Caldeiras e homenagem às figuras locais que contribuíram para a educação.

O promotor do projecto, Miguel Montrond, disse que o mesmo nasceu com o propósito de valorizar a educação como ferramenta de transformação social, destacando aqueles que se dedicaram e ainda se dedicam ao desenvolvimento educacional da comunidade.

"Este projecto é um tributo a todos que, mesmo em meio às dificuldades, não mediram esforços para garantir uma educação de qualidade para as crianças e jovens de Chã das Caldeiras", afirmou Miguel Montrond, promotor da iniciativa.

A primeira edição, além de premiar os melhores alunos vai homenagear algumas figuras destacadas da localidade, a título póstumos, e reconhecimento a famílias dedicadas.

Figuras emblemáticas de Chã das Caldeiras que já partiram, mas deixaram um legado inegável na educação como Dimingo de Abel, Nona de Vitalina, Alina de Mamá, Avilina de Dina, Socorro de Nhô Simiano, entre outros nomes que marcaram gerações são homenageadas hoje, disse Miguel Montrond.

Além disso, cerca de dez pais e encarregados de educação serão reconhecidos pelo seu "empenho incansável" na formação dos filhos e de toda uma geração de jovens que hoje são profissionais activos e exemplos para a ilha, acrescentou.

Os estudantes com melhores desempenhos escolares também terão o seu momento de destaque e serão atribuídos prémios e certificados de excelência para melhor aluno do Ensino Básico Obrigatório (EBO) com média final de 20 valores, melhor aluno do ensino secundário com média de 18,33 valores e melhor aluno universitário com média de 16 valores.

Os distinguidos têm direito a prémio monetário de dez, 20 e 30 mil escudos (EBO, ensino secundário e ensino superior) e um certificado de excelência.

Havia ainda a previsão de atribuição de um computador portátil ao aluno com média de 17 valores no último ciclo, mas a média do potencial vencedor ainda não foi confirmada.

Para além dos prémios e homenagens, o projecto “Vulcãozinho” pretende ter continuidade anual, com o objectivo de apoiar alunos de baixa renda durante a sua trajectória académica, orientar estudantes na escolha de cursos superiores e técnicos, facilitar a inserção de formandos no mercado de trabalho e nos cursos do IEFP, para os que não prosseguirem para o ensino superior.

O evento conta com o apoio da Delegação da Educação de Santa Catarina do Fogo e reforça o compromisso da comunidade com o progresso social através da educação.

“Acreditamos que investir na educação é investir no futuro de Chã das Caldeiras. Este é só o começo”, concluiu Miguel Montrond.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar