São Filipe, 29 Set (Inforpress) - A localidade de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, viveu domingo um momento de orgulho e motivação com reconhecimento dos melhores alunos dos diferentes níveis de ensino, na primeira edição do projecto Vulcãozinho.
A iniciativa, idealizada por Miguel Montrond, prestou homenagem ao espírito resiliente e batalhador da comunidade de Chã das Caldeiras e este ano, os três alunos de destaque foram Dariana Vicente Montrond (EBO), Deisy de Barros Montrond (Ensino Secundário) e Grace Admar Fernandes (Ensino Superior), que receberam prémios monetários de 10, 20 e 30 mil escudos e certificado de excelência.
Paralelamente, o projecto dedicou homenagens a dezenas de pais e encarregados de educação pelo seu papel no processo educativo, e à memória do antigo professor do EBO de Chã das Caldeiras, Claudino Timas, falecido em Agosto.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira, classificou o projecto como "inovador e inspirador" e "extremamente ambicioso e motivador", sublinhando que este contribui para a melhoria do desempenho escolar e o desenvolvimento dos recursos humanos da localidade.
O autarca garantiu que, apesar dos desafios como a dificuldade no transporte escolar, e a necessidade urgente de reabilitação dos jardins de infância, a câmara continua empenhada em ser uma parceira activa do projecto e de outras iniciativas que promovam o acesso à educação e a valorização dos jovens.
“Estudar em Chã das Caldeiras nunca foi fácil. Esta comunidade sempre foi resiliente. Hoje temos quadros capacitados em várias áreas espalhados por Cabo Verde. Os jovens de Chã têm orgulho da sua terra e estão a aproveitar as oportunidades”, afirmou.
O fundador do projecto, Miguel Montrond, sublinhou que o Vulcãozinho é uma homenagem a toda a população de Chã das Caldeiras com a intenção de continuar a premiar os mais destacados nos diferentes níveis de ensino e expandir a iniciativa para outras áreas nos próximos anos.
“A nossa juventude precisa de motivação e reconhecimento. Queremos que esta homenagem inspire mais crianças e jovens a acreditarem no poder da educação”, disse Miguel Montrond.
O delegado do Ministério da Educação, Osvaldo Rodrigues, que marcou presença na cerimónia, reforçou a importância do envolvimento e envolver toda a comunidade no processo educativo.
“Esta iniciativa é um incentivo louvável. Os pais devem fazer o seu esforço, porque o maior investimento que podem fazer é colocar os seus filhos na escola”, sublinhou.
O Projecto Vulcãozinho consolida-se assim como um símbolo de esperança e transformação para Chã das Caldeiras, uma localidade que, perante as adversidades, demonstra uma notável força colectiva na luta pela educação e desenvolvimento.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar