
São Filipe, 20 Abr (Inforpress) – A Polícia Nacional (PN) já tem em curso um plano especial de segurança para as festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe e para as eleições legislativas de 17 de Maio.
O comandante regional, Luís Barros, disse hoje em conferência de imprensa que as festas do Município e da Bandeira de São Filipe 2026 vão decorrer sob “um forte esquema de segurança”, preparado para responder a um contexto considerado atípico, já que o encerramento das festividades coincide com o arranque das campanhas eleitorais.
A PN, segundo o mesmo, já tem em execução um plano de acção para as festas, iniciado a 18 de Abril e que se prolonga até 02 de Maio, e logo após o término das festividades, será automaticamente activado o plano operacional para as eleições legislativas de 17 de Maio, para continuar a garantir a segurança.
As festividades do Município e da Bandeira, em honra de São Filipe, atraem anualmente milhares de pessoas de diferentes pontos do país e da diáspora.
Este ano, o movimento começou desde o início de Abril, “com grande circulação de pessoas e viaturas”, o que, segundo Luís Barros, aumenta o risco de acidentes, infracções e ocorrências criminais.
Para responder a este cenário, o comando regional mobiliza um total de 66 efectivos, entre oficiais, subchefes e efetivos de várias divisões, incluindo ordem pública, secção fiscal e marítima e serviços estrangeiros e fronteiras.
O dispositivo será ainda reforçado com 12 elementos do Corpo de Intervenção, que chegará à ilha no dia 25 e permanecem até ao final das festividades.
O plano da PN prevê a colocação estratégica de efectivos em pontos considerados críticos, com destaque para a entrada do recinto das festas, onde será instalada uma equipa reforçada para organizar o fluxo de pessoas e prevenir comportamentos de risco.
No interior do Presídio, palco central das actividades culturais, a actuação policial privilegiará a proximidade, com foco no diálogo e na prevenção, recorrendo à força apenas em último caso, segundo o comandante regional da PN.
O comandante destacou ainda o reforço do parque automóvel e a mobilização de meios de todas as esquadras da ilha do Fogo, envolvendo os três concelhos, numa operação conjunta que visa garantir uma festa segura e tranquila.
Paralelamente, a corporação do Comando Regional foi recentemente reforçada com 11 novos efectivos, já integrados em diferentes subunidades, que irão apoiar tanto o dispositivo das festividades como o das eleições.
Nas campanhas eleitorais, a Polícia Nacional, segundo o comandante Luís Barros, vai actuar “com total neutralidade, imparcialidade e apartidarismo”, mantendo o foco exclusivo na preservação da ordem pública e segurança dos cidadãos.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar