
São Filipe, 30 Set (Inforpress) – Condutores alertam para “problemas graves” na ponte de Fonte Aleixo, no município de Santa Catarina do Fogo, após a identificação de uma situação de risco semelhante na ponte de Achada Apoio, onde já foi criada uma passagem alternativa.
A ponte à entrada do povoado de Fonte Aleixo apresenta sinais de degradação que, segundo os condutores, podem comprometer a segurança da circulação rodoviária, levando à realização de uma vistoria por equipas de Estradas de Cabo Verde e pela empresa responsável pela empreitada de requalificação e asfaltagem da estrada Patim/Cova Figueira.
Durante a vistoria, foi identificada e assinalada a zona considerada crítica da ponte, e, à semelhança do procedimento adoptado em Achada Apoio, deverá ser criada uma passagem alternativa para permitir a circulação de viaturas enquanto são realizadas as intervenções necessárias na estrutura.
Em Achada Apoio, onde a ponte está em risco de ruir, foi construída uma passagem alternativa, que já se encontra em funcionamento, impedindo a circulação de viaturas sobre a estrutura.
A empresa responsável pela empreitada deverá igualmente intervir na ponte de Fonte Aleixo para garantir a sua estabilidade e segurança.
As pontes de Achada Apoio e de Fonte Aleixo integram a lista de 18 pontes previstas para reabilitação no âmbito da empreitada de requalificação e asfaltagem da estrada Patim/Cova Figueira.
O projecto contempla ainda a construção de outras 33 pontes, perfazendo um total de 51 estruturas abrangidas pela empreitada.
Além das situações identificadas em Achada Apoio e Fonte Aleixo, foram registados problemas em outros pontos da rede viária da ilha.
No Espigão, município de Santa Catarina, a situação está a ser intervencionada, enquanto também foram assinaladas necessidades de intervenção em São Jorge e numa das pontes da estrada que liga Chã das Caldeiras a Campanas de Cima.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar