Fogo: Governo lança concurso para projecto de reabilitação e asfaltagem da estrada Patim/Cova Figueira

Inicio | Sociedade
Fogo: Governo lança concurso para projecto de reabilitação e asfaltagem da estrada Patim/Cova Figueira
01/10/25 - 12:29 pm

São Filipe, 01 Out (Inforpress) – O Governo, através da Estradas de Cabo Verde, lançou hoje o concurso público destinado à contratação de serviços de consultoria para a elaboração do projecto de execução da reabilitação e asfaltagem da estrada nacional Patim/Cova Figueira.

O concurso visa seleccionar gabinetes nacionais ou estrangeiros, devidamente registados e com experiência comprovada nas áreas de estudos, projectos e fiscalização em engenharia civil para a elaboração do projecto de execução da reabilitação deste troço de estrada que liga Patim, no município de São Filipe, à Cova Figueira, sede do município de Santa Catarina do Fogo.

Este troço de estrada, com menos de 20 quilómetros, está em estado de degradação e é considerado como um dos eixos viários mais importantes da ilha do Fogo.

Segundo o anúncio oficial, “o financiamento para este projecto será garantido pelo próprio Governo o que demonstra o empenho do Estado em melhorar a infra-estrutura rodoviária da região sul da ilha do Fogo e que liga dois municípios”.

Os Termos de Referência estão disponíveis a partir de hoje, 01 de Outubro e podem ser consultados até a data-limite de entrega das candidaturas fixada para o dia 13 de Outubro e o anúncio do concurso apontou ainda que o período para esclarecimentos técnicos decorrerá de 01 a 06 de Outubro.

O acto público de abertura dos documentos acontecerá no mesmo dia 13 de Outubro com a presença opcional dos representantes dos concorrentes.

A estrada Patim – Cova Figueira é considerada estratégica para o desenvolvimento económico da ilha, servindo como corredor para o escoamento de produtos agrícolas, ligação intermunicipal e facilita o acesso a Chã das Caldeiras, o ponto mais turístico da ilha.

A reabilitação e asfaltagem desta via deverá contribuir para a melhoria das condições de mobilidade, segurança rodoviária e dinamização das actividades económicas.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar