Fogo: Fórum jovem nos Mosteiros discute papel da juventude na Década do Oceano

Inicio | Ambiente
Fogo: Fórum jovem nos Mosteiros discute papel da juventude na Década do Oceano
08/10/25 - 11:07 am

Cidade de Igreja, Mosteiros, 08 Out (Inforpress) – O município dos Mosteiros, na ilha do Fogo, acolhe hoje a actividade “Conexão de ideias: fórum jovem de conhecimento”, um dos pré-eventos da IV Conferência da Década do Oceano, promovida pela Presidência da República.

O encontro visa aproximar os jovens dos temas centrais da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), incentivando a reflexão, o diálogo e a mobilização em torno da conservação marinha e do papel da juventude como agente de mudança.

O fórum insere-se na dinâmica do projecto internacional "Ocean Voices", que busca amplificar as vozes de comunidades costeiras e insulares no debate global sobre os oceanos, e foi concebido por jovens profissionais em início de carreira ligados ao programa.

O fórum está dividido em sessões temáticas, nomeadamente "Oportunidades locais para a conservação e carreira no oceano”, "Jornadas profissionais pelo mundo: oportunidades para além de Cabo Verde", “Conectando necessidades tecnológicas e de capacidades de Cabo Verde em compromissos pelo oceano”, “Eu sou o oceano”, de entre outros.

As sessões permitem aos jovens analisar estudos de caso da Ocean Voices e o papel do networking, o tratado do alto-mar e a Década do Oceano, entre outros, e inclui uma mesa redonda para identificação de desafios, e as necessidades e apresentação de recursos para suporte profissional. 

Com um total de 60 participantes, o fórum reúne jovens em representação das ilhas de São Vicente, São Nicolau, Brava e Fogo – e conta ainda com representantes da Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Senegal e Brasil, promovendo uma importante troca de experiências.

O fórum visa fortalecer a conexão dos jovens com os temas ligados ao oceano, promovendo maior conscientização, apresentar as principais agendas de discussão sobre o oceano do contexto local ao global, explorar a intersecção entre o oceano e questões estratégicas para Estados em Desenvolvimento, em especial Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), como capacidade, inclusão, equidade e participação.

Segundo uma nota de imprensa da Presidência da República, o fórum visa também incentivar o protagonismo juvenil em acções de impacto local, bem como discutir caminhos e oportunidades para acesso a financiamento e apoio ao desenvolvimento de projectos.

A realização do fórum reforça o compromisso de Cabo Verde com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e destaca o papel fundamental das novas gerações na construção de soluções inclusivas e sustentáveis para os desafios oceânicos globais.

A IV Conferência da Década do Oceano decorrerá nos dias 10 e 11 de Outubro, reunindo mais de 200 especialistas, decisores políticos e cientistas.

Além do fórum com jovens cabo-verdianos e da lusofonia, para o dia de hoje estão programadas duas acções formativas em técnicas de salvamento aquático e primeiros socorros para estudantes da escola secundária e bombeiros municipais dos Mosteiros e um workshop com alunos de Chã das Caldeiras "Descobrindo as riquezas ambientais de Cabo Verde: livro II - vulcão na praia de Santa Maria".

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar