Fogo: Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera vai ser instalado na Casa do Presidente em Monte Velha

Inicio | Ambiente
Fogo: Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera vai ser instalado na Casa do Presidente em Monte Velha
21/02/26 - 01:26 pm

São Filipe, 21 Fev (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó vai implementar, nos próximos três anos, o Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera na Casa do Presidente no perímetro florestal de Monte Velha, na ilha do Fogo.

O director executivo da Associação Projecto Vitó, Herculano Dinis, disse que após a apresentação pública do projecto, a equipa do Projecto Vitó está em articulação com a Direcção Nacional do Ambiente (DNA) para avançar com as actividades previstas, incluindo a assinatura do contrato ainda pendente.

“Acreditamos que o contrato será recebido em breve e juntamente com a Câmara Municipal dos Mosteiros, avançaremos com a reabilitação da Casa do Presidente e a instalação do Centro de Interpretação”, afirmou.

O financiamento da iniciativa já está garantido, inserido no âmbito das parcerias com fundações filantrópicas suíças, e faz parte do apoio à implementação da Reserva da Biosfera, desenvolvido em colaboração com as autoridades municipais e governamentais.

A implementação do Centro de Interpretação representa um investimento total de 30 mil contos para três anos, mas as actividades específicas têm um orçamento estimado de nove mil contos.

Herculano Dinis disse que é necessário fazer essa distinção porque o projecto vai além do Centro de Interpretação e abrange actividades de monitorização da fauna e flora, educação ambiental, apoio às escolas, preservação da orla costeira e acompanhamento de espécies como o Gongon e as tartarugas marinhas.

“Trata-se de um projecto holístico, que integra praticamente todas as áreas de actuação do Projecto Vitó, desde a costa até o topo do Parque Natural do Fogo”, destacou.

O início das obras dependerá da assinatura do contrato com a DNA e da conclusão das etapas arquitectónicas, previstas em parceria com a câmara dos Mosteiros.

O director executivo da Associação Projecto Vitó avançou ainda que a sua organização reforçou a sua transparência e governança com a realização de uma auditoria interna realizada por uma entidade externa.

Segundo a mesma fonte, a auditoria foi realizada como parte de um esforço para mobilizar novas parcerias e atender às exigências de financiadores.

“Trata-se de um processo organizacional extremamente exigente, mas que demonstra o compromisso do Projecto Vitó com a transparência e a boa governança”, afirmou.

A auditoria, que analisou aspectos técnicos, administrativos e financeiros da ONG, foi acompanhada por uma entidade externa nos últimos cinco meses e o resultado revelou apenas algumas recomendações de melhoria, sem apontar falhas significativas na gestão da organização.

“Podemos afirmar que estamos em um bom nível de transparência e governança. Esse processo reforça a confiança dos nossos parceiros actuais e nos ajuda a mobilizar novas parcerias para o futuro”, acrescentou Herculano Dinis.

O director executivo destacou que auditorias como esta são “fundamentais” para o desenvolvimento organizacional, permitindo não apenas a criação de novos mecanismos de gestão, mas também a consolidação da credibilidade do projecto junto a financiadores e colaboradores.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar