Fogo: Caminhada azul e limpeza de praia marcam hoje pré-eventos da IV Conferência da Década do Oceano em São Filipe (c/áudio)

Inicio | Ambiente
Fogo: Caminhada azul e limpeza de praia marcam hoje pré-eventos da IV Conferência da Década do Oceano em São Filipe (c/áudio)
05/10/25 - 10:38 am

São Filipe, 05 Out (Inforpress) – Uma caminhada azul seguido de limpeza da praia de Nossa Senhora da Encarnação e concurso de natação marcam hoje o pré-evento da IV Conferência da Presidência da República sobre a Década do Oceano

A cidade de São Filipe foi palco, ao amanhecer de mais uma actividade inserida no pré-eventos da IV Conferência da Presidência da República sobre a Década do Oceano, que decorre sob o lema: “Unindo saberes, protegendo os mares: Ciência oceânica para todos” e cujo ponto alto será nos dias 10 e 11 de Outubro.

A caminhada azul percorreu o trajecto entre a Alameda de Cruz dos Passos e a praia de Nossa Senhora da Encarnação e culminou com uma campanha de limpeza daquela zona costeira, envolvendo dezenas de participantes, entre crianças, jovens e adultos.

O objectivo da actividade foi reforçar a consciencialização ambiental, com foco na protecção dos oceanos e no combate à poluição marinha, especialmente a causada pelos plásticos.

A conselheira do Presidente da República Luzia Oliveira destacou a importância destas acções no contexto da preparação para a conferência marcada para os dias 10 e 11 de Outubro.

“Esta actividade é mais uma etapa na caminhada que iniciamos no dia 02 de Outubro. O objectivo é reforçar os cuidados que devemos ter com o nosso mar. Sabemos que o oceano, em Cabo Verde e no mundo, enfrenta uma grande ameaça, sobretudo pela poluição por plásticos, que afecta a biodiversidade marinha, entra na cadeia alimentar e prejudica a saúde humana e os seres marinhos”, afirmou.

A conselheira do Presidente da Republica sublinhou ainda o forte envolvimento da comunidade local e a colaboração de várias instituições e organizações, como o Ministério da Educação, a Quercus Cabo Verde, a Associação Projecto Vitó, Imar, câmaras municipais da ilha, entre outros.

“Temos sentido uma grande adesão da população e a mensagem tem passado. É fundamental cuidarmos melhor do nosso mar”, reforçou.

Presente na caminhada e na campanha de limpeza da praia, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto, explicou que a ideia da caminhada azul surgiu como uma alternativa mais acessível e com maior impacto do que a realização de uma regata, inicialmente proposta.

“Este é um momento fulcral para dar um novo rumo ao nosso planeta e à vida das futuras gerações. A caminhada e a limpeza da praia envolveram toda a comunidade, desde crianças a adultos, promovendo a consciência ambiental”, destacou o vereador.

João José Canuto lembrou ainda que a Associação Projecto Vitó já realizou campanhas de limpeza nas praias de Marmulano, nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros, e Fonte Bila, e que a escolha da praia de Nossa Senhora da Encarnação permitiu abranger todas as zonas balneares do município.

“Antes da época das chuvas, realizamos sempre campanhas de limpeza. Sabemos que não conseguimos cobrir tudo, mas o mais importante é iniciar uma mudança de mentalidade. Se educarmos as crianças hoje, dentro de duas décadas poderemos ter um planeta muito mais verde e saudável” advogou o vereador para quem o principal objectivo é começar a minimizar o impacto de plásticos e garrafas de vidros no oceano.

Para o período da tarde, está previsto um concurso de natação na piscina municipal, encerrando o dia dedicado à promoção da cultura oceânica.

A IV Conferência sobre a Década do Oceano continua com várias actividades previstas até os dias principais, 10 e 11 de Outubro, envolvendo instituições, sociedade civil e especialistas comprometidos com a preservação dos mares e oceanos.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar