Fogo: Câmara dos Mosteiros assina memorando de entendimento para promover e internacionalizar café da ilha

Inicio | Cooperação
Fogo: Câmara dos Mosteiros assina memorando de entendimento para promover e internacionalizar café da ilha
27/04/25 - 11:30 am

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal dos Mosteiros firmou, sábado, um memorando de entendimento com as empresas La Maporita e Finca la Holandesa para impulsionar a divulgação e comercialização do café do Fogo nos mercados internacionais, sobretudo Europa. 

O acordo, assinado pelo presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, e pelas representantes das empresas, Alexa Schulz (La Maporita) e Carolina Muñoz (Finca la Holandesa), visa fortalecer a cadeia produtiva do café dos Mosteiros, além de promover a cultura local.

O memorando tem quatro objectivos, entre os quais a assistência técnica, através de apoio estratégico para melhorar a qualidade e a produção do café, bem como promoção internacional que passa pelas campanhas para divulgar o café dos Mosteiros em feiras e eventos europeus.

Comercialização através de facilitação de canais de venda e participação em exposições e representação internacional em que as duas empresas actuam como embaixadoras do café em eventos globais para aumentar sua visibilidade são outros dois objectivos. 

Este acordo marca um “passo importante” para o reconhecimento do café dos Mosteiros como um produto de excelência, alinhando esforços para valorizar não apenas o produto, mas também a rica cultura da ilha do Fogo.

O acordo foi firmado no quadro da XI edição do Festival do Café do Fogo, que decorre desde o dia 25 na Praça Azambuja, na cidade de Igreja com várias actividades e que termina hoje, 27 de Abril.

À margem do festival e no quadro da cooperação entre Mosteiros e Alzira, Espanha, o Centro de Saúde dos Mosteiros foi contemplado com um conjunto de materiais e equipamentos da área de otorrino que permitirá a realização de cirurgias que ocorrerão em Novembro deste ano e realizadas por médicos espanhóis e cabo-verdianos.

O edil dos Mosteiros disse, na altura da entrega dos materiais e equipamentos, que o objectivo da autarquia é democratizar o acesso à saúde para todos os moradores do município.

Por isso, acrescentou, a edilidade tem “trabalhado intensamente”, no âmbito das parcerias com outros municípios, a dimensão da saúde e, sobretudo, para permitir que as famílias tenham acesso à saúde.

O médico otorrino Tomás Pérez que acompanhou a missão e fez a entrega dos materiais disse que é um prazer estar na ilha do Fogo, e mostrou-se surpreendido com a capacidade de desenvolvimento e aprimoramento da população.

Estes equipamentos, segundo o mesmo, podem ser usados para melhorar a saúde da população do Fogo, especialmente no que diz respeito a doenças da garganta, nariz e ouvidos.

Além do Centro de Saúde dos Mosteiros, o Hospital Regional São Francisco de Assis também recebeu materiais para cirurgia na área de otorrino.

A XI edição do Festival do Café do Fogo, que também  contou com VII Corrida do Café do Fogo, encerra-se hoje com a actuação  da cantora Solange Cesarovna, que de resto é a cabeça de cartaz desta edição.Ela actua na noite deste domingo, na praça Azambuja, logo após a apresentação da banda local Pró Kultura.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar