São Filipe, 03 Set (Inforpress) – A Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) anunciou terça-feira, 02, que uma avaria mecânica no grupo gerador da central única da ilha está na origem dos cortes sucessivos e frequentes de energia.
A Central Elétrica de João Pinto registou uma avaria mecânica no grupo gerador “Man 1” levando à necessidade de realizar cortes alternados no fornecimento de energia eléctrica em várias localidades da ilha nos dias 01, 02 e 03 de Setembro.
De acordo com o comunicado da EDEC, a medida é temporária e visa garantir o equilíbrio do sistema eléctrico enquanto decorrem os trabalhos de reparação, mas não aponta uma previsão para a normalização da situação.
As equipas técnicas já estão no terreno e comprometem-se a fazer todos os esforços possíveis para minimizar os períodos de interrupção e restabelecer a normalidade no menor tempo possível.
A ilha do Fogo tem registado interrupção no fornecimento de energia eléctrica desde o passado dia 30 de Agosto, primeiro na sequência de avaria da rede de média tensão e depois com avaria mecânica do gerador, situação que ainda permanece e há comunidades que estão sem energia há quase 72 horas.
Os cortes prolongados e frequentes na energia têm deixado várias comunidades dos três municípios da ilha do Fogo sem luz e água já que todo o sistema de abastecimento de água está dependente do fornecimento de energia eléctrica convencional.
A EDEC pede a compreensão e colaboração da população durante este período de constrangimentos técnicos.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar