Festividades/São Filipe: Palmela e São Filipe reforçam cooperação com foco no desenvolvimento sustentável

Inicio | Cooperação
Festividades/São Filipe: Palmela e São Filipe reforçam cooperação com foco no desenvolvimento sustentável
28/04/25 - 06:04 pm

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) – As câmaras de Palmela (Portugal) e São Filipe (Cabo Verde) vão reforçar a cooperação em projectos que visam o desenvolvimento sustentável, cultura e desportos.

Durante uma curta visita oficial a São Filipe, o presidente da câmara de Palmela, Álvaro Amaro, destacou os avanços e as novas perspectivas da “histórica cooperação” entre os dois municípios, que em 2026 celebrará 30 anos de colaboração contínua.

Embora mais curta, a visita foi descrita como "muito produtiva", com foco na consolidação de projectos existentes e no lançamento de novas iniciativas com base no desenvolvimento sustentável e nas necessidades locais.

“Estamos sempre disponíveis e a nossa filosofia de cooperação é em projectos que levem em conta a sustentabilidade”, disse Álvaro Amaro, que sublinhou tratar-se de uma cooperação que valoriza a sustentabilidade e a construção conjunta de soluções para o município de São Filipe.

Álvaro Amaro destacou o potencial de São Filipe como destino turístico e económico, propondo a realização de um certame para promover produtos genuínos de ambas as regiões.

"Queremos realizar em São Filipe uma feira que una os vinhos de Palmela e do Fogo, como os de Chã e Maria Chaves, além do pão, queijo e peixe, criando uma ponte entre a terra e o mar", afirmou o presidente do município de Palmela para quem o objectivo é atrair distribuidores e valorizar a produção local, com apoio na certificação e qualificação dos produtos.

Segundo o mesmo, a realização da feira pretende fazer com que São Filipe seja o epicentro de um evento que pode beneficiar todas as ilhas.

Além da economia, as câmaras discutiram iniciativas sociais, como apoios ao sector desportivo para jovens e intercâmbios culturais e deixou em aberto a possibilidade de um intercâmbio desportivo entre o Botafogo do Fogo e seu homónimo de Palmela, brincando que “talvez na celebração dos 30 anos da cooperação entre São Filipe e Palmela”.

A cooperação inclui ainda formação profissional, como cursos de pintura e azulejaria, que tiveram grande adesão em 2024 e que vão continuar.

Por sua vez, Nuias Silva disse que a visita serviu para analisar aquilo que tem sido a cooperação com a câmara de Palmela e sublinhou que ficou o compromisso da continuidade da cooperação em vários projectos, nomeadamente o de requalificação do bairro de Beltches com oferta de 200 candeeiros leds, no sector do desporto e a questão dos vinhos.

A ideia, explicou, é juntamente com Palmela organizar uma feira de vinhos de Palmela em São Filipe, mas num enquadramento maior, numa espécie de festival de vinho, pão, queijo e peixe para misturar a ideia da “terra ao mar”.

Nuías Silva observou que é uma cooperação que vai completar em 2026, os seus 30 anos, e que tem sido muito frutífera e tem apoiado São Filipe em todas as ocasiões.

Segundo o edil todas as “iluminarias leds” que estão instaladas na cidade de São Filipe têm sido trabalhadas pela câmara de São Filipe em parceria com a câmara de Palmela.

“Agora vamos instalar mais 100 que estão na ilha, nos bairros de Cobom e Congresso e completar a cobertura no centro histórico, vamos receber, no dia 08 de Maio, mais 100 que chegam no Projecto Mar Aberto da Marinha Portuguesa e há outros 100 que a câmara de São Filipe vai transportar através de um transitário e que vão completar os 200 novos que vamos receber para o bairro de Beltches”, disse.

Com quase três décadas de colaboração, Palmela e São Filipe continuam a demonstrar como as parcerias internacionais podem impulsionar o desenvolvimento regional, preservando a identidade cultural e promovendo o bem-estar das populações.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar