São Filipe, 30 Abr (Inforpress) - A escola básica de Monte Grande, sul de São Filipe, recebeu hoje uma doação de materiais escolares da Casa das Bandeiras e financiada por três emigrantes nos Estados Unidos da América.
Os materiais escolares, que incluem cadernos, lápis, canetas, mochilas, livros de pinturas e outros, foram mobilizados pelos emigrantes João da Rosa, Maria Medina da Rosa e Maria da Rosa Mendonça, filhos de Manuel da Rosa, natural da localidade de Feijoal, no município dos Mosteiros.
A entrega dos materiais foi marcada por um momento de emoção e reconhecimento da directora do Agrupamento de Patim, Emília Gomes, à qual pertence a escola beneficiada.
“Agradecemos fortemente porque sabemos que quando se investe na educação de uma criança estamos a investir num futuro profissional e no desenvolvimento do país. Mais do que o material, é o gesto de solidariedade e responsabilidade social que tocou todos nós”, destacou a directora do Agrupamento de Patim.
Segundo Emília Gomes, a escola de Monte Grande é conhecida pelo seu “corpo docente dedicado, formado por professores que nasceram, cresceram e regressaram à comunidade” para contribuir com a educação local.
Mas também, elucidou, por “alunos empenhados” e a título de exemplo indicou que neste momento uma aluna da escola de Monte Grande que participa no concurso de leitura a nível nacional e ficou em primeiro lugar para passar à segunda fase.
A escola conta com 135 alunos do 1.º ao 4.º ano, e os materiais recebidos também beneficiarão o jardim infantil de Monte Grande, bem como alunos do 6.º ao 8.º ano da localidade que frequentam aulas em Patim.
A directora reforçou que a doação trará “impactos positivos” em toda a comunidade escolar, pois com os materiais, os professores trabalham “mais descansados, os alunos têm melhores condições para estudar, os pais aliviam-se de despesas e a direcção fica tranquila” por saber que os meninos têm o que precisam.
Segundo Emília Gomes, o compromisso da direcção do agrupamento é dar bom uso a esse apoio e orientar alunos e pais para a utilização correta.
A Casa das Bandeiras, representada por seu porta-voz, Flaviano Monteiro, afirmou que a solidariedade faz parte do ADN da instituição, razão pela qual mobilizou os materiais que doou à escola de Monte Grande.
“Queremos ver alunos a sair desta escola com sucesso, porque sem educação o país não pode desenvolver-se. Este é apenas mais um passo no nosso compromisso com o futuro de Cabo Verde”, finalizou a mesma fonte.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar