Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – A Federação das Associações Cabo-verdianas de França (FACF) promove esta quinta-feira, 23, na Praia, o workshop multissectorial “Ligar Diásporas e Instituições”, para reforçar o diálogo e a parceria entre a diáspora e as autoridades públicas.
Em nota enviada à Inforpress, a organização avança que o evento será ministrado em parceria com o Fórum das Organizações Internacionais de Solidariedade com as Migrações (Forim) e o Ministério das Comunidades.
A iniciativa permite igualmente um espaço de cooperação mais estruturada, sustentável e orientada para o desenvolvimento local, o empreendedorismo e a melhoria dos serviços essenciais.
A actividade insere-se na primeira missão conjunta FORIM–FACF a Cabo Verde, preparada em França com apoio de instituições nacionais e parceiros técnicos e financeiros, representando um marco na construção de uma nova dinâmica de cooperação baseada na confiança e co-responsabilidade para o desenvolvimento do país.
O “workshop” reunirá cerca de 30 participantes, incluindo representantes de departamentos governamentais, autoridades locais, organizações da sociedade civil, agentes económicos e membros da diáspora cabo-verdiana organizada na Europa.
Durante um dia de trabalho colectivo, os participantes irão partilhar diagnósticos, identificar prioridades e definir acções concretas para um plano de acção conjunto entre autoridades e diáspora.
Entre os objectivos específicos do “workshop” estão o mapeamento das iniciativas e cooperações existentes, a definição de uma visão comum para os próximos cinco anos, a identificação de acções prioritárias e a consolidação de um roteiro para o fortalecimento das relações entre Cabo Verde e a sua diáspora.
O programa Connect’Diásporas, liderado pela Forim, visa estruturar o diálogo e a cooperação entre diásporas e autoridades públicas dos países de origem, fomentando parcerias concretas e sustentáveis em prol do desenvolvimento local.
O projecto reconhece a diáspora como actor legítimo do desenvolvimento territorial, valorizando as suas competências, redes e dupla ancoragem.
A iniciativa contribui directamente para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente a redução das desigualdades (ODS 10), paz, justiça e instituições fortes (ODS 16) e parcerias para a implementação dos objectivos (ODS 17).
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar