Eurodeputada Mónica Semedo analisa com edil praiense possibilidades de reforço de cooperação com UE

Inicio | Cooperação
Eurodeputada Mónica Semedo analisa com edil praiense possibilidades de reforço de cooperação com UE
27/03/24 - 07:56 pm

Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, recebeu hoje a visita da eurodeputada Mónica Semedo, descendente de cabo-verdianos, durante a qual conversaram sobre possíveis financiamento da União Europeia(UE) para projectos da cidade da Praia.

Segundo Francisco Carvalho, esse encontro que durou pouco mais de uma hora foi importante, já que tendo ascendência cabo-verdiana a eurodeputada poderá facilitar os contactos com vista ao reforço da cooperação com a UE que, salientou, “já é boa”.

“Todos nós sabemos que quando há ascendência, há contacto, há um sentimento que liga, então facilita… passamos em revista as várias possibilidades que existem, falamos dos principais problemas que nós enfrentamos aqui no município da Praia”, disse o edil praiense que encara esse encontro como o ponto de partida para desenvolvimento de acções mais concretas.

Entre os assuntos mencionados estão os programas de educação e sensibilização, que segundo Francisco Carvalho, precisam de financiamento, mas também foram abordados os problemas do desemprego, da habitação e o desafio ambiental.

Apesar de não assumir nenhum compromisso, a eurodeputada, filha de mãe cabo-verdiana, declarou-se solidária com alguns problemas que afectam a capital do país, nomeadamente o desemprego jovem e a pobreza.

“O desemprego é um grande problema, onde ele quer encontrar soluções. Nós falamos sobre treinamento profissional e a facilidade de treinamento profissional. Eu sou responsável pelo Parlamento Europeu para treinamentos, eu também me importo com isso, com os jovens, para se preparar para o mercado de emprego”, disse.

Mónica Semedo manifestou, por outro lado, a sua satisfação ao saber que a Câmara Municipal da Praia tem beneficiado de financiamentos da União Europeia e do Luxemburgo de onde é originária.

“Ele compartilhou um projecto apoiado pela União Europeia sobre as instalações sanitárias para as famílias que ainda não têm a casa de banho. Acho que isso também é um problema de saúde. Então, é muito importante e eu estou feliz que a União Europeia, neste campo, também dê suporte”, realçou.

A eurodeputada afirmou que Cabo Verde tem muita potencialidade e salientou que a União Europeia e o Luxemburgo acreditam muito nas potencialidades de desenvolvimento.

Mónica Semedo, cujo mandato no Parlamento Europeu termina em Julho e candidata ao novo mandato, está em Cabo Verde com o objectivo de fortalecer os laços com a instituição e trocar ideias, perspectivando novas linhas de cooperação.

Esta quinta-feira, 28, tem previsto um encontro com o Presidente da República, José Maria Neves, estando também agendados encontros com os ministros da Família e das Comunidades. Manterá igualmente encontros com a sociedade civil.

MJB/CP

Inforpress/Fim

Partilhar