Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) – Os Estados Unidos, através do Departamento de Estado e da Embaixada na Praia, disponibilizaram apoio de emergência com alimentos, kits de higiene e outros suprimentos para as famílias mais afectadas pela tempestade tropical Erin, anunciou hoje a embaixada.
Numa publicação da sua página de Facebook, a Embaixada dos EUA na Praia informou que os fundos de auxílio em desastres são destinados a apoiar as famílias severamente afectadas pelas inundações e danos nas ilhas de Santo Antão e São Vicente.
A assistência será canalizada através da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), que fará a distribuição da ajuda alimentar, kits de higiene e artigos de socorro de emergência a centenas de famílias atingidas.
No âmbito da cooperação bilateral, a Guarda Aérea Nacional de New Hampshire, através do seu Programa de Parceria Estatal com Cabo Verde, entregou no dia 18 de Agosto vários paletes de suprimentos.
A remessa incluiu equipamentos de protecção individual, como luvas, toalhetes desinfetantes, batas de isolamento e máscaras, além de material médico, vestuário e produtos de higiene, doados pela Cabo Verdean American Medical Society.
Na ocasião, o encarregado de Negócios da Embaixada, Mark Weinberg, sublinhou a preocupação dos Estados Unidos com as populações afectadas.
“Estamos a acompanhar de perto a devastação causada pela tempestade e estamos profundamente preocupados com todos os afectados”, afirmou.
Mark Weinberg adiantou ainda que a Embaixada dos Estados Unidos está a trabalhar em conjunto com o Governo cabo-verdiano e a IFRC para garantir que a ajuda chegue o mais rapidamente possível a quem dela necessita.
Os Estados Unidos reafirmaram ainda o compromisso de apoiar Cabo Verde na resposta à emergência, destacando o esforço conjunto para salvar vidas, reduzir o sofrimento e garantir assistência às comunidades mais vulneráveis.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar