“Estão reunidas todas as condições para formação do Governo e entrada em função dos novos deputados” – CNE

Inicio | Política
“Estão reunidas todas as condições para formação do Governo e entrada em função dos novos deputados” – CNE
29/05/26 - 12:39 pm

Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) - A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou hoje que “estão reunidas todas as condições” para formação do novo Governo e entrada em funções dos novos deputados, na sequência da publicação dos resultados definitivos das eleições legislativas.

Segundo Maria do Rosário Gonçalves, com a publicação dos resultados no Boletim Oficial, o Presidente da República já pode iniciar audições com os partidos políticos que participaram no escrutínio e, “tendencialmente e em princípio”, convidar o partido vencedor, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a formar o Governo.

A responsável explicou ainda que, no prazo de 20 dias a contar da publicação dos resultados, a Assembleia Nacional poderá reunir-se por direito próprio para a realização da sua primeira sessão, marcando o início da nova legislatura e a investidura dos 72 deputados eleitos.

“Já consideramos que todas as condições estão criadas para a efetiva entrada em função dos novos deputados e o empossamento naturalmente do novo Governo da República para um mandato de cinco anos”, declarou.

A presidente da CNE, que falava em conferência de imprensa, na cidade da Praia, disse que o PAICV obteve 90.660 votos, o Movimento para a Democracia (MpD) alcançou 84.458 votos, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) reuniu 9.812 votos, enquanto o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) somou 3.268 votos e o Partido Popular (PP) obteve 529 votos.

Com base nestes resultados, Maria do Rosário Gonçalves anunciou que o PAICV venceu as eleições legislativas, elegendo 37 deputados dos 72 assentos legalmente previstos para a Assembleia Nacional.

O MpD elegeu 33 deputados, enquanto a UCID garantiu dois assentos parlamentares, ao passo que o PTS e o PP não elegeram qualquer deputado.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar