Escuteiros judeus franceses promovem intercâmbios culturais e preservação da herança judaica em Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Escuteiros judeus franceses promovem intercâmbios culturais e preservação da herança judaica em Cabo Verde
15/07/25 - 01:39 pm

Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress) – Um grupo de escuteiros judeus franceses da Eclaireuses et Eclaireurs Israelites de France reuniu-se hoje com o Presidente da República para fortalecer intercâmbios culturais e aprofundar o conhecimento da história judaica em Cabo Verde.

Esta iniciativa contribui para a preservação da herança judaica em Cabo Verde e reforça laços culturais com a comunidade local.

O encontro demonstrou a importância da cooperação descentralizada e parcerias entre a sociedade civil para além das tradicionais relações diplomáticas.

O chefe de Estado salientou o papel significativo dos judeus na formação cultural e social de Cabo Verde, mencionando famílias com apelidos de origem judaica como Carvalho, Neves e Pereira, que contribuíram para a história do país.

José Maria Neves enfatizou ainda a oportunidade para ampliar intercâmbios culturais e académicos, propondo o desenvolvimento de projectos educacionais sobre a cultura judaica em universidades e escolas cabo-verdianas, além de promover uma maior aproximação entre as comunidades.

A EEIF, fundada em 1923, tem uma longa história ligada à resistência e preservação dos valores judaicos na França.

O grupo de Nice, composto por jovens sefarditas, explicou à imprensa que a visita promove “a felicidade, o compartilhamento e a amizade” dedicando-se, simultaneamente, a projectos que valorizam a herança cultural e histórica judaica em Cabo Verde.

Este intercâmbio cultural marca um passo importante para o reforço dos laços entre Cabo Verde e a diáspora judaica, promovendo o diálogo, o respeito e a cooperação entre diferentes culturas e comunidades.

Uma das representantes do grupo explicou que a escolha de visitar o cemitério da Boa Vista, segunda paragem da viagem, deve-se ao seu valor como património cultural, que representa tanto a cultura cabo-verdiana quanto a cultura judaica.

"Há um dever de memória cumprido com a abertura de um cemitério, graças a Carol Castiel, com quem entrámos em contacto. Isso tocou-nos muito e queríamos ver tudo com os nossos próprios olhos para depois transmitirmos essa experiência aos franceses, especialmente aos habitantes de Nice, nossa cidade de origem", concluiu

Até 18 de Julho, permanecem na cidade da Praia realizando visitas a locais históricos, incluindo o cemitério judaico local, antes de seguir para a Boa Vista, onde ficarão até ao dia 24.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar