ENTREVISTA: Fundação Sima Júlia tem estado próxima das pessoas idosas e defendido os seus direitos – responsável (c/áudio)

Inicio | Sociedade
ENTREVISTA: Fundação Sima Júlia tem estado próxima das pessoas idosas e defendido os seus direitos – responsável (c/áudio)
01/10/24 - 04:31 am

*** Por Feliciano Monteiro, da Agência Inforpress***

João Teves, 01 Out (Inforpress) – A Fundação Sima Júlia, com sede em São Lourenço dos Órgãos (Santiago), durante os cinco anos de actividades, tem estado próxima das pessoas idosas e defendido os seus direitos para que possam ter um envelhecimento saudável.

A afirmação é da presidente desta instituição, Teresa Mascarenhas, que falava à Inforpress a propósito dos cinco anos da criação desta fundação criada a 01 de Outubro de 2019, para preservar o legado de Maria Júlia Reis Mascarenhas, já falecida, “filha ilustre” de São Lourenço dos Órgãos, que dedicou toda a sua vida às causas social, religiosa e sanitária.

“A essência da criação da Fundação Sima Júlia é trabalhar para defender os direitos das pessoas idosas e promover um envelhecimento mais saudável e mais activo, tendo em conta que, no interior, os idosos muitas vezes ficam sozinhos em casa porque as famílias vão trabalhar e as crianças vão à escola”, afirmou a presidente, que é filha da patrona da fundação.

Daí, segundo ela, a ideia da criação de um espaço, em parceria com a edilidade laurentina, com o mínimo necessário para que os idosos possam ali estar e desenvolver várias actividades físicas, jogos, artes plásticas, pintura, intercâmbio com as crianças e pessoas mais jovens.

“O objectivo da fundação é fazer essa interacção intergeracional porque os idosos têm muitas experiências e sabedoria que podem ficar escondidos se os jovens não tiverem curiosidade para aprenderem essas experiências e talentos. Por isso, o nosso objectivo é trabalhar para defender os direitos dos idosos e para um envelhecimento com dignidade”, reforçou.

Não obstante os ganhos que, segundo ela, são muitos e confirmados pelos próprios idosos que têm beneficiados de várias actividades, apontou como “maior desafio” a aquisição de uma viatura para fazer deslocar os idosos das suas localidades para outras e para a própria sede da fundação que alberga o Centro de Convivência Intergeracional.

Acrescentou ainda que precisam de pessoal técnico capacitado para trabalhar com pessoas idosas e financiamento para que possam, pelo menos, oferecer uma refeição quente e promover outras actividades para que os mais de cinco idosos que procuram diariamente o centro possam ali ficar por mais tempo.

Nesse sentido, Teresa Mascarenhas, que agradeceu os actuais parceiros deste projecto social, sobretudo a autarquia lourentina e o Governo, que cederam o espaço, aproveitou para apelar à solidariedade e engajamento de outras instituições, da sociedade civil e da própria família para que possam continuar a apoiar os que realmente precisam.

A activista social convidou ainda as pessoas com algumas habilidades a nível da pintura, da costura e da dança para se associarem à Fundação Sima Júlia para juntos desenvolverem actividades para as pessoas da terceira idade que, segundo ela, gostam de ter alguém por perto para um mimo, um carinho e para conversar.

O centro da Fundação Sima Júlia, que conta com dois colaboradores da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, uma cuidadora e uma pessoa de limpeza, conforme explicou, é um espaço destinado às crianças, jovens e idosos, ou seja, para todos.

“O nosso centro não é só para as pessoas mais vulneráveis. Da convivência, do convívio, do carinho e do afecto todos nós queremos e precisamos uns dos outros. Portanto o nosso centro é aberto a todas as pessoas”, concluiu Teresa Mascarenhas.

Para assinalar o seu quinto aniversário, o Dia Internacional dos Idosos e, ainda, Santa Terezinha, sua padroeira, a instituição tem em curso, desde o dia 23 de Setembro, a “Semana do Idoso” com um leque de actividades como atelier de pintura, de música e de dança e, ainda, uma mesa-redonda.

As actividades terão o seu pico hoje com uma missa e procissão, em honra à sua padroeira, apresentação do vídeo “Abraço” pelo autor Mário Daniel Tavares, entrega de certificados aos seus parceiros, almoço de confraternização e actividades culturais.

Haverá, ainda, uma cerimónia, no mercado municipal local, que contará com intervenções da presidente da Fundação Sima Júlia, Teresa Mascarenhas, do presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, e do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar