Espargos, 05 Dez (Inforpress) – O autarca salense Júlio Lopes, recebeu hoje o homólogo da Câmara de Alcanena, Rui Anastácio, para “passar em revista” o acordo de geminação, que os dois municípios têm assinado há 19 anos, no sentido de avaliar a sua actualidade.
Conforme Júlio Lopes, o acordo de geminação vem de longa data e, desde então, tem havido “grandes intercâmbios e um profícuo relacionamento” entre a ilha do Sal e o município de Alcanena.
“Para nós é importante esta geminação e está no nosso plano de actividades expandir as nossas relações com outras câmaras em Portugal e noutros países. Isto é bom para nós porque há sempre benefícios directos para o nosso município”, explicou.
Para a mesma fonte, é relevante dizer que o Sal, enquanto ilha turística, esses acordos e essas relações são uma forma importante de promoção da ilha.
“Neste momento, há muito mais portugueses a procurar a ilha do Sal, os hotéis estão completamente cheios, quase não há um quarto disponível em razão desse aumento exponencial de turismo, também graças a essas geminações e a promoção que a câmara do Sal faz”, continuou.
No domínio da educação, Júlio Lopes frisou que é uma das áreas em que a edilidade mais tem trabalhado, lembrando das “centenas de jovens” do Sal que têm ido estudar nos politécnicos, nas escolas profissionais e nas universidades, tudo, conforme o mesmo, graças aos protocolos de geminação.
“As geminações que nós temos feito têm tido um impacto muito grande nos jovens do Sal, são mais de uma centena de jovens que estão a estudar em condições mais favoráveis por causa dos acordos que esta câmara municipal tem feito”, concluiu.
Para o presidente da Câmara de Alcanena, Rui Anastácio, é “importante” revitalizar o trabalho conjunto, de quase duas décadas, e por isso é necessário reforçá-lo.
“Mais do que uma germinação, o objectivo, que foi o que eu conversei com o meu colega Júlio Lopes, é estabelecermos metas muito claras mais do que a germinação formal em si, temos projectos de trabalho conjuntos", reforçou.
(…) o nosso objectivo é identificar duas áreas prioritárias, a área da educação, onde nós também temos dois novos centros tecnológicos especializados em Alcanena, e também a área da saúde”, sublinhou.
Destacou que em Portugal conseguiram “cativar” para o município um acordo consórcio com a Nova Medical School, onde já tem neste momento uma extensão territorial.
“Temos estado a alinhar objectivos comuns e a traçar objectivos de futuro. Hoje o encontro com empresários também tem a ver com um objectivo muito claro da nossa parte, nós temos um projecto de desenvolvimento económico muito forte, por isso é tentar perceber de que modo é que podemos ajudar os nossos agentes económicos a crescerem em conjunto”, frisou.
Rui Anastácio sublinhou ainda que o seu município tem interesse em beber da experiência da ilha do Sal no que tange ao turismo, destacando que neste sentido a ilha está mais avançada que Alcanena, por isso nesse trabalho de “promoção internacional”, espera poder “ter objectivos comuns e trabalhar mercados em conjunto”.
Nesta visita ao Sal, os decisores do município de Alcanena apresentaram ao município do Sal os principais projectos “âncora” daquela autarquia que poderão representar oportunidades de estreitamento de relação, com especial realce para a implementação de dois centros tecnológicos especializados, acolhimento de uma unidade de investigação em medicina exponencial da Nova Medical School – Universidade Nova de Lisboa, desenvolvimento da marca Aire e Candeeiros e implementação do Parque Empresarial A1-A23.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Share