Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) – A Presidência da República promove uma agenda especial para celebrar o cinquentenário da independência nacional, incluindo homenagens, sessões evocativas com chefes de Estado convidados, focada na exaltação da identidade, memória histórica e valores democráticos.
De acordo com a Presidência da República, as celebrações terão início no dia 04 de Julho com uma sessão de homenagem ao primeiro Governo e aos deputados da primeira legislatura, marcada para às 17:00, na Câmara Municipal da Praia.
Este que é o ponto alto das comemorações pretende reconhecer o papel determinante dos que, com coragem e visão, estiveram na linha da frente da edificação do Estado soberano e da consolidação das instituições republicanas.
“Este acto, revestido de forte carga simbólica, ocorrerá “precisamente no mesmo dia, hora e local em que teve lugar a primeira sessão legislativa da República de Cabo Verde, momento em que foi aprovado o texto da proclamação da Independência, eleitos o primeiro Presidente da República e o primeiro primeiro-ministro, e aprovadas a Lei de Organização do Estado e a que confere a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade”, refere na nota.
No mesmo dia, às 20:00, o Presidente da República, José Maria Neves, dirigirá uma mensagem à Nação a partir do Palácio Presidencial.
As actividades prosseguem na sexta-feira, 04 de Julho, com uma missa de acção de graças na Pró-Catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, e em São Vicente. Segue-se a deposição de uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, em homenagem aos Combatentes da Liberdade da Pátria.
Ainda no período da manhã, o chefe de Estado participa na sessão solene da Assembleia Nacional.
No início da tarde, José Maria Neves, acompanhará o desfile das Forças de Segurança e da Sociedade Civil, e às 17:00, visitará com os seus homólogos a exposição “Atlântico Negro”, reaberta em edição especial na Residência do Embaixador do Brasil.
Esta mostra, uma parceria com a Presidência da República, visa promover o intercâmbio cultural e valorizar a memória atlântica partilhada entre Cabo Verde e Brasil.
Às 18:00, no Largo do Quartel Jaime Mota, terá lugar uma sessão de evocação dos 50 anos da Independência, com intervenções de chefes de Estado convidados. Este momento solene será dedicado à reflexão e à reafirmação dos valores fundacionais da República, bem como ao seu compromisso com os princípios da paz, do multilateralismo, Estado de Direito Democrático e da cooperação para o desenvolvimento sustentável.
A programação inclui ainda uma recepção oficial nos Jardins do Palácio Presidencial, com performances artísticas e celebração dos laços de amizade e cooperação entre os povos.
No sábado, dia 05, o chefe de Estado encontrará com membros da diáspora cabo-verdiana, num gesto de reconhecimento pela contribuição e expressiva mobilização de cabo-verdianos residentes em diversos continentes para as celebrações.
As celebrações contarão com a presença de altos dignitários internacionais, incluindo os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló e do Grão-Duque do Luxemburgo.
Participam ainda a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, bem como altos dignitários de Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe entre outras entidades dos países de língua portuguesa e da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar