
Cidade da Praia, 25 Jun (Inforpress) – Os novos embaixadores do Gana, Guiné e Turquia, em Cabo Verde, defenderam hoje, na cidade da Praia, o reforço da cooperação económica, com foco no comércio, investimentos, energia, agricultura, turismo e desporto.
Os novos diplomatas falavam à imprensa no final da entrega das cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves.
O embaixador do Gana, Felix Kumah Anebo, afirmou que a sua missão passa por aprofundar as relações bilaterais e criar oportunidades de comércio, investimento e parcerias empresariais entre os dois países.
Avançou ainda que pretende alargar a cooperação a áreas como educação, turismo e cultura sublinhando, igualmente, o desporto como sector de aproximação, com destaque para o desempenho da selecção cabo-verdiana de futebol.
“Permitam-me também felicitar os Tubarões Azuis pelo seu desempenho impressionante”, declarou, acrescentando que Cabo Verde “investiu bastante no desporto”.
O embaixador da Guiné, Mandjou Dioubate, transmitiu uma mensagem do Presidente guineense, Mamadi Doumbouya, destacando o reforço das relações históricas entre os dois países, marcadas pela luta de libertação em África.
O diplomata sublinhou que a cooperação deve ser reforçada em vários domínios, incluindo transportes, comércio, indústria, agricultura e turismo, defendendo uma evolução gradual para uma parceria mais sólida.
Já a embaixadora da Turquia, Dilsad Kirbasli Karaoglu, afirmou que pretende dinamizar projectos de cooperação económica numa lógica de “ganha-ganha”, com destaque para energia, indústria e comércio.
Sublinhou ainda o potencial ainda por explorar entre os dois países, apontando áreas como infra-estruturas, construção e agricultura e referiu a intenção de avançar com projectos concretos no quadro da cooperação bilateral.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar