Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) - A Câmara Municipal da Praia assinalou hoje, na Rua Pedonal do Plateau, o Dia do “Rabidante” e da Santa Edwiges, padroeira dos comerciantes, com uma celebração religiosa e diversas actividades.
A cerimónia, promovida através do Serviço Público de Abastecimento do Município da Praia (SEPAMP), reuniu centenas de “rabidantes” para uma missa campal celebrada pelo frei Moisés Semedo.
Em declarações aos jornalistas, o administrador do SEPAMP, José Carlos Moniz, explicou que a data celebra simultaneamente o Dia de Santa Edwiges e o Dia Mundial da Alimentação, sublinhando a ligação entre os dois momentos.
“Não há dia melhor para celebrar o Dia do ‘Rabidante’, porque, principalmente as ‘rabidantes’ alimentam o país”, destacou.
Segundo aquele responsável, o programa incluiu diversas iniciativas ao longo da semana, entre ginástica livre, feira de saúde e actividades culturais, visando valorizar e cuidar das trabalhadoras.
“Tivemos salão de beleza para levantar a autoestima das nossas ‘rabidantes’, que todos os dias trabalham das quatro às 19:00”, referiu.
Por sua vez, frei Moisés Semedo recordou a vida e o exemplo de Santa Edwiges, “uma santa que dedicou toda a sua vida aos pobres”.
O religioso sublinhou a importância da fé e da solidariedade entre os “rabidantes”, encorajando-os a manter a esperança e a honestidade no trabalho diário.
Aos fiéis, frei Semedo deixou uma mensagem de confiança em Deus e capacidade de luta de cada um, porque, segundo disse, “os rabidantes são resilientes”.
Acrescentou ainda que “quanto mais sinceros e verdadeiros” as pessoas forem, Deus vai lhes ajudar mais, e apelou à união e à partilha entre colegas.
KF/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar