Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O grupo de deputados MpD eleito por Santiago Sul realizou hoje uma conversa aberta com beneficiários dos programas do IEFP, na Praia, para avaliar o impacto das iniciativas e recolher contributos para a melhoria dos serviços.
O Centro de Emprego e Formação da Praia (IEFP) recebeu os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder) eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Sul numa conversa aberta com beneficiários dos programas do instituto.
O encontro teve como objectivo ouvir as experiências dos formandos, recolher sugestões e identificar oportunidades de melhorias no sistema de formação de emprego.
Em declarações à Inforpress, o deputado Luís Carlos Silva destacou o balanço “muito positivo” da iniciativa, sublinhando o impacto real das formações na vida dos jovens.
"Tive histórias de sucesso de pessoas que, através do ecossistema de formação profissional, conseguiram reencontrar o rumo e agora veem a vida de forma mais positiva", afirmou.
Para o deputado, o contacto directo com os beneficiários confirmou que o sistema tem produzido “resultados significativos”, sobretudo na inclusão dos jovens no mercado de trabalho ou no empreendedorismo.
Silva salientou ainda que o ecossistema de formação e emprego é desenhado para garantir que os jovens, ao final do processo, tenham acesso a uma fonte de rendimento, seja por meio da contratação por empresas ou pela criação dos seus próprios negócios, com o apoio de instrumentos como o Banco Jovem Mulher.
"Queremos que o jovem, ao concluir o seu percurso no IEFP, tenha acesso a um rendimento, seja por via do emprego formal ou da criação do seu próprio negócio, e para isso o governo disponibiliza mecanismos de apoio financeiro", explicou o parlamentar.
Entre os beneficiários presentes, a jovem Crisolita Duarte, estudante do curso de Estética, expressou a sua expectativa de “maior apoio” governamental para quem, mesmo depois de se formar, ainda enfrenta dificuldades para entrar no mercado de trabalho.
"Espero que o Governo veja não só os jovens, mas também aqueles que se formaram e estão parados sem emprego. Quero abrir o meu próprio negócio e ajudar outras pessoas, mas para isso preciso ser ajudada", finalizou a jovem estudante.
Para além da escuta activa, o encontro serviu para “reforçar a visão” do MpD de um sistema de formação “contínuo, acessível a todos os jovens independentemente da sua condição financeira”, contribuindo para o “fortalecimento do ecossistema de emprego” em Cabo Verde.
CG/SR//AA
Inforpress Fim
Partilhar