Cidade da Praia,11Abr (Inforpress) - A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) procede esta sexta-feira, 12, à entrega de materiais educativos para o ensino dos direitos humanos no Pré-escolar e o no ensino básico obrigatório (EBO)
Trata- de materiais produzidos no âmbito do Projecto Direitos Humanos para Crianças, e foi promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden, PNUD e Cooperação Portuguesa, com a parceria estratégica do Ministério da Educação de Cabo Verde, com a finalidade de criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos.
De acordo com a CNHDC, de entre as materiais constam a Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças, a Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças impresso em Braille, Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças em formato audiovisual e spot televisivo e radiofónico com tradução para língua gestual.
Incluem ainda o Manual de Educação para os Direitos Humanos, Cadernos de Actividades (I E II) de Educação para os Direitos Humanos e Jogo Loto de Imagens sobre os Direitos Humanos.
O propósito, segundo uma nota de imprensa da CNHDC, é o de contribuir para uma maior cultura de respeito e prática de Direitos Humanos em Cabo Verde, lançando as bases para que as crianças interiorizem esses princípios e se tornem adultos conscientes e respeitadores dos Direitos Humanos.
O Projecto Direitos Humanos para Crianças enquadra-se no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC).
O acto de entrega dos materiais está previsto para às 10:00, na sala de reuniões da Direção Nacional de Educação (DNE), sita no Plateau, na cidade da Praia.
A CNDHC tem por missão a protecção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas.
MJB/JMV
Inforpress/fim
Partilhar