CMP celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa e clama por cuidados reforçados à terceira idade (c/áudio)

Inicio | Sociedade
CMP celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa e clama por cuidados reforçados à terceira idade  (c/áudio)
01/10/25 - 02:52 pm

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) - A Câmara Municipal da Praia (CMP) assinalou hoje, 1 de Outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa, com um conjunto de actividades no centro histórico da Cidade Velha e apela aos cuidados reforçados à terceira idade.

Essas actividades realizadas no centro histórico da Cidade Velha, envolveram cerca de 200 idosos de vários pontos da região.

Organizada pelo Pelouro da Acção Social, Reinserção Social, Terceira Idade, Saúde e Género da CMP, a iniciativa contou com momentos de cultura, partilha, dança, recitação de poemas e lanche, por forma a promover o convívio e a inclusão social dos participantes.

Para a vereadora da Cultura da CMP, Maria Monteiro, o encontro representou um momento de reencontro, alegria e valorização dos idosos, reforçando a importância das raízes da comunidade.

“É um dia de satisfação e motivação, que nos dá orgulho de unir cada vez mais os idosos. A câmara abraça esta parceria com mãos de humildade e felicidade, garantindo momentos que tragam dignidade e bem-estar a esta faixa da população”, afirmou.

A vereadora da Acção Social, Suely Monteiro, por sua vez, realçou o impacto da parceria entre a CMP e municípios congéneres da Praia, permitindo um intercâmbio inter-geracional e a troca de experiências.

“Nosso objectivo é que os idosos se sintam úteis e incluídos na sociedade. Hoje, eles participam das actividades mesmo com limitações de mobilidade, e isso é muito importante para seu bem-estar físico e mental”, disse.

Segundo Suely Monteiro, a CMP acompanha diariamente 140 idosos a nível domiciliário, além de acolher 16 idosos em situação de vulnerabilidade extrema no centro de emergência do Castelão.

A vereadora fez ainda um apelo às famílias para que deem atenção e carinho aos idosos, de modo a reforçar a importância do apoio familiar para a saúde mental e qualidade de vida desta população.

Edith Vasco, uma das participantes da actividade, expressou a alegria de participar do evento.

“É um dia cheio de emoção e felicidade. Momentos assim fazem a gente se sentir acolhido e com vontade de continuar participando de outras actividades”, disse.

A CMP tem vindo a desenvolver acções direccionadas aos idosos, incluindo programas de saúde, assistência com medicamentos, exames e óculos, além de acompanhamento em saúde mental através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O centro de emergência para terceira idade no Castelão conta actualmente com capacidade para cuidar de 16 idosos em apartamentos, enquanto o centro de dia acompanha 124 idosos regularmente.

KA/SR//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar