Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – A delegada do Ministério da Educação da Ribeira Grande de Santiago afirmou hoje estar tudo a postos para o arranque do ano lectivo 2025/2026 com um total de 1.400 alunos no EBO e ES.
No pré-escolar estão inscritas 280 crianças.
“Iniciamos os preparativos desde o dia 01 de Setembro e no dia 08 vamos receber os professores no concelho. Durante essa preparação do ano lectivo, encontramos com os directores das escolas, com os quais já delineamos um plano de actuação para o mês de Setembro”, disse Ernestina Rocha, acrescentando, que vão também iniciar a preparação metodológica de 08 a 12 de Setembro.
Conforme a delegada do ME, na preparação metodológica, tanto para o pré-escolar como para o ensino básico e secundário, está prevista a realização de várias acções de formação e sensibilização, no sentido de melhor capacitar os professores para o ano lectivo 2025-2026.
Neste sentido informou que está planificado um encontro com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago para um balanço do ano lectivo transacto e análise da questão do transporte escolar.
“O nosso concelho, por ser um pouco disperso, é necessário ter o transporte escolar logo no primeiro dia das aulas, para garantir a deslocação dos alunos nas localidades, principalmente para o Liceu do Salineiro”, acrescentou.
Ainda esta semana, segundo destacou Ernestina Rocha, vai haver um encontro com a Ficase onde serão entregues os “kits” escolares, visando dar respostas aos alunos, principalmente aos cujos pais e encarregados de educação não têm disponibilidade financeira para a aquisição dos materiais escolares.
A delegada da educação na Cidade Velha, avançou ainda que até ao dia 15 todos os produtos, tanto nas escolas como nos jardins, vão estar disponíveis para que possam servir a refeição quente logo no primeiro dia.
“Também posso avançar que este ano no nosso concelho quase não houve transferência. Todos os professores que estavam a leccionar, no ano passado, vão continuar este ano na Ribeira Grande de Santiago”, afiançou.
Por tudo isso, afirma que o ano lectivo 2025/2026 vai ser iniciado sem sobressaltos, já que estão criadas todas as condições para o seu arranque.
O concelho de Ribeira Grande de Santiago que tem vindo a melhorar os resultados educativos ano após ano, conforme a mesma, vai receber, do 1.º ao 12.º ano, cerca de 1.400 alunos, apesar de ainda ter algumas escolas a fazer matrícula, e cerca de 280 crianças no pré-escolar.
Num balanço ao ano lectivo anterior, Ernestina Rocha, realçou que o concelho teve um resultado “positivo”, melhorando bastante ano após ano, a ponto de ter uma taxa de aprovação de 87 por cento (%) e uma taxa de abandono escolar de 0,1%.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar