
Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Praia entregou hoje, na praia da Gamboa, sete motores de popa a pescadores de Achada Grande Frente, Achada Grande Trás e Brasil (Achada Santo António), “cumprindo uma promessa antiga”.
Segundo Francisco Carvalho, o acto simbolizou “a concretização de uma palavra dada há muito tempo”, sublinhando o compromisso da autarquia em continuar a apoiar o sector das pescas.
“Neste momento sentimos uma grande alegria, porque é uma oportunidade de concretizar uma promessa que fizemos há muito tempo. Palavra dada é palavra cumprida e queremos continuar neste caminho”, afirmou o presidente.
O edil destacou que a entrega dos setes motores de 40 e 20 cavalos representa apenas um sinal do que a câmara municipal pretende fazer a favor dos pescadores, prometendo que novas acções semelhantes serão realizadas no futuro.
“Com o apoio de todos, queremos trabalhar para que todos os pescadores se beneficiem. Os pescadores de Cabo Verde merecem ter melhores condições de trabalho e mais segurança, para continuarem a contribuir para o desenvolvimento do país”, acrescentou.
O autarca frisou ainda que o “mar é uma riqueza nacional”, e que é necessário “organiza-lo de forma sustentável, por forma a garantir que essa riqueza esteja ao serviço, tanto do desenvolvimento individual dos pescadores, como do progresso do sector e do país.
Quanto aos critérios de selecção dos beneficiários, Francisco Carvalho explicou que o processo foi realizado em estreita colaboração com as associações locais, que conhecem melhor as comunidades piscatórias.
Entre os beneficiários esteve a armadora Tânia Raquel Gomes, que expressou a sua alegria e gratidão pelo apoio recebido.
“Estamos muito contentes porque fomos privilegiados com um motor. Isso sempre foi o nosso sonho”, disse.
A armadora salientou ainda que o motor representa uma “melhoria significativa nas suas condições de trabalho”, permitindo-lhe garantir o sustento da família.
“Vai ajudar muito, porque este é o meu trabalho e a fonte de sustento dos meus filhos. Estou muito contente, porque era algo que sempre quis, mas não conseguia ter”, concluiu.
KF/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar