Cabo Verde participa no primeiro conclave para escolha do Papa

Inicio | Sociedade
Cabo Verde participa no primeiro conclave para escolha do Papa
29/04/25 - 05:03 pm

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – O primeiro conclave para a escolha de um Papa, em que Cabo Verde vai estar representado na pessoa do cardeal Dom Arlindo Furtado, acontece a partir do próximo dia 07 de Maio.

Arlindo Furtado, o único cardeal cabo-verdiano até ao momento, devido à sua idade, pode eleger e ser eleito durante o conclave.

Segundo o Vatican News, uma agência do Vaticano, na manhã da quarta-feira, 7 de Maio, todos os cardeais concelebrarão a eucaristia solene “pro eligendo Pontifice”, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, que convidará os irmãos a se dirigirem à Capela Sistina à tarde com estas palavras: “toda a Igreja, unida a nós na oração, invoca constantemente a graça do Espírito Santo, para que seja eleito por nós um digno Pastor de todo o rebanho de Cristo”.

Os “purpurados” eleitores, diz o portal de informação oficial de Santa Sé, com menos de 80 anos de idade, ficarão isolados do resto do mundo dentro da Capela Sistina até a fumaça branca e o “Habemus Papam”, a outra famosa fórmula latina pronunciada da Loggia delle Benedizioni pelo cardeal protodiácono para anunciar ao mundo a escolha do novo Papa.

Na Capela Sistina, de acordo com o Vatican News, os cardeais entoarão o hino “Veni, creator Spiritus” e farão o juramento.

“Será necessária uma maioria qualificada de dois terços para eleger o Papa. Haverá quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde, e após a 33ª ou 34ª votação, no entanto, haverá um segundo turno directo e obrigatório entre os dois cardeais que receberam mais votos na última votação”, escreve o Vatican News, acrescentando que, mesmo nesse caso, sempre será necessária uma maioria de dois terços.

“Os dois cardeais restantes não poderão participar activamente da votação. Se os votos para um candidato atingirem dois terços dos eleitores, a eleição do Papa será canonicamente válida”, conclui a agência do Vaticano.

Os cardeais vão reunir-se para escolherem o sucessor de São Pedro, após a morte do Papa Francisco, falecido no dia 21 de Abril, vítima de doença prolongada.

LC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar