Bruxelas em contacto com autoridades de Portugal e Espanha para conhecer causa do apagão

Inicio | Internacional
Bruxelas em contacto com autoridades de Portugal e Espanha para conhecer causa do apagão
28/04/25 - 02:08 pm

Bruxelas, 28 Abr (Inforpress) – A Comissão Europeia disse hoje estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.

“Estamos em contacto com as autoridades nacionais de Portugal e Espanha, bem como com a ENTSO-E [Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade] para compreender a causa subjacente e o impacto da situação”, disse fonte oficial do executivo comunitário à agência Lusa.

“A Comissão continuará a acompanhar a situação e a certificar-se de que a troca de informações entre todas as partes relevantes se processa sem problemas”, adiantou a mesma fonte oficial.

Bruxelas adiantou existirem “protocolos para restabelecer o funcionamento do sistema”, como previsto na legislação comunitária referente às redes de emergência e restabelecimento.

A posição surge depois de esta manhã, pelas 11:30 de Lisboa, várias cidades de norte a sul de Portugal terem sido alvo de uma falha de eletricidade, ainda não reposta e que também afetou países como Espanha e França.

Estão a ser activados planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Uma falha geral de electricidade afectou hoje, desde às 11:30 Portugal inteiro, de norte a sul, e várias zonas em Espanha, França e Alemanha.

Os cortes de energia afectaram as comunicações, os aeroportos e as redes de transportes ferroviárias (metropolitano incluído) em Espanha e em Portugal. Os semáforos e os centros comerciais também foram afectados nos dois países.

Segundo a E-Redes, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afectou a rede nacional. 

Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. 

A reposição do serviço está a ser feita “de forma progressiva”.

O ‘apagão’ também afectou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts. 

Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia”.

Inforpress/Lusa

Fim

Partilhar