Brava: Vinte e um alunos do secundário concluem formação sobre prevenção ao consumo do tabaco (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Brava: Vinte e um alunos do secundário concluem formação sobre prevenção ao consumo do tabaco (c/áudio)
22/10/25 - 03:39 pm

Nova Sintra, 22 Out (Inforpress)- Vinte e um alunos da Escola Secundária Eugénio Tavares, na Brava, concluíram hoje uma ação de capacitação destinada à formação de educadores de pares, com foco na prevenção do consumo de tabaco entre jovens.

A iniciativa visa reforçar o papel dos estudantes na promoção de hábitos de vida saudáveis no ambiente escolar e teve a duração de dois dias.

Foi promovida pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em declarações à Inforpress, a técnica da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas Vanusa Pereira explicou que o curso abrangeu somente alunos do 8.º ao 10.º ano, porque já tinha sido realizado um estudo “Plano de Acção do II Inquérito Nacional sobre o Tabagismo no Seio dos Jovens – 2023”.

Na sequência do estudo foi elaborado um plano com recomendações e conclusões em que o curso surge para reforçar a capacidade de adolescentes e jovens sobre o problema do consumo de tabaco.

Conforme salientou, o balanço desta formação na ilha Brava foi “bastante positivo”, tendo em conta que os jovens se mostraram “muito engajados” durante as aulas, com troca de ideias e dúvidas.

“Também partilharam algumas experiências, nomeadamente convívios em casa e no meio escolar e foi bom, porque vimos que as informações passaram, visto que perceberam bem os conteúdos que foram trabalhados na sala”, frisou.

A técnica considerou ainda que formação do tipo deve ser proporcionada mais vezes e em diferente contexto, inclusivo que abranja a comunidade. 

“Os pais também devem trabalhar na prevenção do uso do tabaco e outras drogas”, finalizou,

A aluna Débora Leandra Soares mostrou-se “muito grata” pela aprendizagem e troca de informações, e sublinhou que foi “um bom curso” e que saiu “bastante enriquecida” de informações que pretende partilhar com os colegas na escola.

“No decorrer da formação pude perceber que muitas coisas que pensava que sabia eram somente mitos, ou seja o curso ajudou-nos bastante e nós também pretendemos passar estas informações aos nossos colegas”, conclui.

DM/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar