
Sal Rei, 19 Dez (Inforpress) – A cidade de Sal Rei, Boa Vista, acolheu a cerimónia de encerramento da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) 2025, num acto marcado pela assinatura do contrato-programa para a construção de uma pista de atletismo na ilha.
A cerimónia, que teve lugar na Escola Secundária da Boa Vista, foi presidida pelo ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, que assinou o compromisso entre o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a autarquia local para a construção de uma pista de atletismo, considerada uma infraestrutura estratégica.
O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, afirmou que a construção da pista no campo de Sal Rei deverá estar concluída num prazo de cinco meses, destacando que este investimento visa dar resposta às ambições da ilha no desporto, nomeadamente nos jogos escolares.
“A nossa ambição é aumentar cada vez mais as nossas medalhas nos jogos escolares e, com estes materiais e a nova pista, teremos o melhor desempenho e uma preparação que ajudará muito os nossos atletas”, afirmou Cláudio Mendonça.
O autarca aproveitou o momento para fazer o balanço do período de Sal Rei enquanto CCCJ 2025, destacando “ações intangíveis" como as oficinas de serralharia, formação de ‘bartenders’, intercâmbios e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas reforçou que a ilha precisava “de algo palpável como legado físico”, que no caso vai ser a concretização da pista de atletismo.
Por seu lado, o ministro Carlos Monteiro considerou que embora as infraestruturas sejam importantes o maior ganho da CCCJ 2025 foi a "centralidade e a conexão dos jovens às fontes de oportunidades”.
Quanto a não realização do Fórum Nacional da Juventude na ilha este ano, que o presidente Cláudio Mendonça indica tratar-se de uma lacuna que está à espera de ser colmatada, garantindo que a Boa Vista será compensada com uma iniciativa de cariz nacional no primeiro trimestre do próximo ano, o ministro voltou a justificar a situação com a elevada taxa de ocupação turística, que impossibilitou o alojamento de cerca de 300 jovens.
Contudo, Carlos Monteiro deixou o compromisso de realizar um evento de dimensão nacional na Boa Vista até Março de 2026.
A Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, implementada pelo IDJ em parceria com o Escritório Conjunto das Nações Unidas (PNUD, Unicef e UNFPA).
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar