Santo Antão: Ponta do Sol com contrato-programa para recinto recreativo e cultural

Inicio | Cultura
Santo Antão: Ponta do Sol com contrato-programa para recinto recreativo e cultural
26/01/26 - 08:00 am

Ribeira Grande, 26 Jan (Inforpress) – A cidade da Ponta do Sol ganha impulso cultural com a assinatura de um contrato-programa entre o Governo e a Câmara Municipal da Ribeira Grande para a construção de um recinto cultural, reforçando a oferta cultural local pública.

O contrato-programa foi assinado pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, e pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo da Luz, representando um investimento global de 11 mil contos.

O edil ribeira-grandense sublinhou que se trata de uma reivindicação antiga da população da Ponta do Sol, antiga Vila Maria Pia, agora concretizada com o apoio do Governo.

Segundo Armindo da Luz, o novo recinto recreativo e cultural representa um “grande projecto” para a cidade, não apenas pelo investimento envolvido, mas sobretudo pelo impacto que terá na valorização da cultura e na criação de novas dinâmicas sociais e comunitárias.

“Esta infraestrutura vai oferecer várias valências, à semelhança do Polidesportivo David Fortes, na Ribeira Grande, que serve tanto actividades culturais como a prática desportiva”, afirmou.

Para o autarca, o equipamento permitirá responder às necessidades dos agentes culturais locais, acolher eventos de maior dimensão e criar um espaço de convívio e fruição cultural para a população, contribuindo para a coesão social e para a afirmação da Ponta do Sol como polo cultural do concelho.

Por sua vez, o ministro da Cultura, Augusto Veiga, sublinhou que a assinatura do contrato-programa se insere na política do Governo de dotar todos os concelhos de Cabo Verde de infra-estruturas culturais modernas e funcionais.

“É um grande prazer estar na Ribeira Grande e assinar este protocolo para um empreendimento cultural que terá um significado muito relevante para a Ponta do Sol”, afirmou.

Segundo o governante, o projecto deverá impulsionar não só o sector cultural, mas também o entretenimento e a realização de eventos, com impacto positivo em toda a ilha de Santo Antão.

“Temos a certeza de que esta infraestrutura vai alavancar o sector cultural na Ponta do Sol, na Ribeira Grande e em Santo Antão”, reforçou.

Augusto Veiga considerou ainda que a Ribeira Grande é um concelho “muito rico culturalmente” e manifestou a disponibilidade do Governo para continuar a desenvolver projectos em parceria com a autarquia.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar