Boa Vista: Câmara Municipal promove mega campanha de limpeza com foco na reciclagem e educação ambiental

Inicio | Ambiente
Boa Vista: Câmara Municipal promove mega campanha de limpeza com foco na reciclagem e educação ambiental
10/05/25 - 11:25 pm

Sal Rei, 10 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista promoveu, neste sábado, uma mega campanha de limpeza nas zonas de João Cristóvão e Estoril, com foco na reciclagem e educação ambiental, e contou com a participação de associações e alunos do liceu.

A acção centrou-se na recolha de resíduos sólidos, que serão posteriormente sujeitos a um processo de triagem e separação, em especial os materiais plásticos, que serão integrados no projecto municipal "Desplastificar Boa Vista", segundo informou o vereador de Saneamento e Ambiente, Henrique Correia.

No âmbito deste projecto, os alunos do 11.º CT1 e CT2 e 12.º ano CT da Escola Secundária da Boa Vista, vão ter a oportunidade de acompanhar de perto e participar em todas as etapas do ciclo de reaproveitamento do plástico, desde a sua separação e trituração até à concepção de novos produtos.

O vereador expressou a sua gratidão pelo envolvimento do liceu nesta iniciativa, que deu início às actividades de celebração do dia Internacional do Ambiente, celebrado a 5 de Junho, e realçou o forte componente de sensibilização e consciencialização desta campanha, especialmente junto dos jovens.

Henrique Correia indicou que a intenção é mudar a consciência e disseminar a importância do descarte correcto dos resíduos, assim como começar a referir-se ao lixo como resíduos, como recursos com potencial de reutilização, exemplificando com o uso de embalagens plásticas.

O vereador adiantou ainda que a autarquia está a trabalhar na actualização das taxas de resíduos aplicáveis a todos os produtores, singulares, comerciais e industriais, com o objectivo de optimizar a gestão da recolha e tratamento de resíduos na ilha.

Mencionou também a situação específica da zona, onde uma parte significativa dos resíduos encontrados provém da construção civil, e apelou aos responsáveis pelas obras para que adoptem medidas de melhor e apropriado descarte destes materiais.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar