Boa Vista: Adesão a consultas gratuitas de optometria supera expectativas da associação Vida e Saúde

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Adesão a consultas gratuitas de optometria supera expectativas da associação Vida e Saúde
27/01/26 - 07:50 pm

Sal Rei, 27 Jan (Inforpress) – A missão humanitária da associação Vida e Saúde, em parceria com a autarquia da Boa Vista, está a registar uma procura de munícipes para consultas gratuitas de optometria que superou as expectativas para os cinco dias de campanha.

Em declarações à Inforpress, a responsável pela associação, Cindy Pinto, explicou que a iniciativa, que conta com especialistas franceses, nasceu da necessidade de colmatar carências no acesso a cuidados visuais e ajudar a população com menos recursos financeiros.

“A função da associação é a saúde e vida. Queremos ajudar as pessoas a ter mais qualidade de saúde e receber ajuda especializada”, afirmou Cindy Pinto, acrescentando que a missão não se limita a consultas, mas visa também a recolha de medicamentos e materiais médicos para equipar as estruturas de saúde da ilha.

Segundo os promotores desta iniciativa, o balanço dos primeiros dias revela um desafio estatístico. Em Sal Rei, foram atendidas 66 pessoas, enquanto em Estância de Baixo, dos 29 inscritos, aumentou para 61 consultados. Estando previstos outros 150 interessados na localidade do Rabil, maioritariamente idosos.

Eugénio Gomes, que também faz parte da missão, explicou que o cronograma inicial, definido em conjunto com a autarquia da ilha, revelou-se apertado face à realidade da população.

“Sal Rei tem mais da metade da população e precisaria de, pelo menos, três dias para atender a todos. Sendo uma consulta gratuita, a procura é enorme e gera-se algum descontentamento quando não conseguimos atender todos os inscritos”, admitiu.

Perante o cenário, a organização adiantou que em futuras missões deverão ser planeadas por fases, separando o atendimento nos povoados de uma intervenção mais prolongada no centro urbano e na zona Norte.

Apesar das limitações, a equipa mantém a agenda inicial, deslocando-se esta quarta-feira, 28, à zona Norte: Fundo das Figueiras, Cabeça dos Tarrafes e João Galego, 29 em Bofareira, e o encerramento da missão vai ser no dia 30 em Povoação Velha.

A Associação Vida e Saúde manifestou ainda a intenção de expandir estas acções de cooperação descentralizada a todo o país, mantendo o foco no reforço do sistema nacional de saúde através de donativos e parcerias internacionais.

MGL/ZS                                                                   

Inforpress/Fim

Partilhar