
Sal-Rei, 14 Jul (Inforpress) – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Câmara Municipal da Boa Vista realizam, de 15 a 17 de Julho, uma formação sobre economia circular voltado para o sector turístico.
De acordo com a nota de imprensa da organização, a iniciativa, que vai ter lugar no Hotel Ocidental Boa Vista, visa reforçar as parcerias público-privadas para a gestão integrada de resíduos, acelerar a transição para uma economia circular e criar empregos verdes na ilha.
O evento arranca esta quarta-feira, 15, com o "Workshop sobre Circularidade", que é uma sessão de trabalho prática que vai reunir gestores hoteleiros, fornecedores, distribuidores e autoridades locais com o objectivo de desenhar soluções concretas para reduzir o desperdício na origem.
Nos dias 16 e 17 de Julho, o programa foca-se na formação profissional em "Green Skills" ou competências verdes, destinada aos colaboradores das unidades hoteleiras.
Durante as sessões, pretende-se abordar temas como a poluição plástica, a redução do desperdício alimentar e a conservação da biodiversidade.
A organização destaca que a ilha da Boa Vista, sendo o segundo maior destino turístico de Cabo Verde com cerca de 21 por cento (%) do total de chegadas ao país, enfrenta desafios específicos associados ao crescimento do sector, como a pressão sobre os sistemas de resíduos e a forte dependência de produtos importados.
O projecto é financiado pelo Fundo Conjunto dos ODS e executado de forma conjunta pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), UNEP e ONU-Habitat, em parceria com o Governo de Cabo Verde e a autarquia local.
A iniciativa conta ainda com a parceria da TUI Care Foundation, através da Target 8.9.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar