
Sal Rei, 04 Nov (Inforpress) – A ilha da Boavista vai acolher de 10 a 12 a formação em primeiros socorros psicológicos, promovida pelo Ministério da Saúde, destinada a capacitação de psicólogos educacionais e líderes comunitários de todo o país.
A iniciativa, desenvolvida através da Direção Nacional da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), vai decorrer na Delegacia de Saúde da Boa Vista das 09:00 às 16:00.
Enquadra-se no âmbito da implementação do projecto de capacitação em primeiros socorros psicológicos, destinado a psicólogos educacionais e líderes comunitários já realizado em Santiago, São Vicente, Santo Antão, Maio, Fogo e Brava.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, a formação tem como base o Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental (PENSM 2021–2025), que visa capacitar os participantes para oferecerem uma primeira resposta adequada a situações de sofrimento emocional, contribuindo assim para a promoção da saúde mental nas comunidades.
Os líderes comunitários e psicólogos educacionais são considerados agentes estratégicos no apoio imediato e na articulação com os serviços de saúde, por estarem próximos das populações.
A mesma fonte indica que a formação irá munir estes agentes de competências baseadas em evidências e práticas internacionais, permitindo-lhes prestar apoio inicial em situações de crise e contribuir para a prevenção do agravamento de problemas de saúde mental nas suas comunidades.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar