Grupo do Acordo de Banjul aprova instrumentos estratégicos para reforçar funcionamento e resposta a desafios

Inicio | Cooperação
Grupo do Acordo de Banjul aprova instrumentos estratégicos para reforçar funcionamento e resposta a desafios
23/05/25 - 01:26 pm

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – O Grupo do Acordo de Banjul (BAG) aprovou esta quinta-feira, em Abuja, Nigéria, durante a 4.ª Reunião do Conselho de Ministros, “importantes instrumentos” que vão reforçar o funcionamento e respostas aos desafios actuais enfrentados pela organização.

Criado em 2004, o Grupo do Acordo de Banjul reúne autoridades de aviação civil de Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Nigéria e Serra Leoa, sendo a sua missão, a de promover as melhores práticas e a harmonização das políticas no setor da aviação civil na região.

Segundo destacou uma nota de imprensa do Governo, esta foi a primeira vez desde a criação do BAG que se conseguiu reunir ministros de cinco países do grupo, facto que mereceu congratulação dos participantes.

“Os ministros rubricaram documentos onde destacam a questão da nova estrutura da BAGAIA (responsável por investigar acidentes aéreos na região), tornando-a mais eficiente, harmonizando-a com a da BAGASOO, que também foi reforçada com novas formas de financiamento para o reforço, por exemplo, de investigação de acidentes e planos estratégicos”, sublinhou.

Cabo Verde esteve representado pelo ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, responsável pela pasta da aviação, que esteve acompanhado pelos seus homólogos da Nigéria, Libéria, Serra Leoa e Gâmbia.

De acordo com a mesma fonte, o ministro José Luís Sá Nogueira manifestou satisfação pelo dia produtivo e pelos acordos alcançados, mostrando-se confiante de que estas medidas vão contribuir para o reforço contínuo da missão do Grupo no espaço da sub-região africana.

A reunião também assinalou a transição da presidência do Conselho de Ministros da Serra Leoa para a Nigéria e a indicação da Gâmbia como país anfitrião do próximo encontro, cuja data será divulgada oportunamente.

Este encontro ministerial sucedeu à 19.ª Reunião Plenária do BAG, realizada de 19 a 21 deste mês, em que Cabo Verde esteve representado por uma delegação liderada pelo presidente do conselho de administração da Agência de Aviação Civil (AAC), Mário Gomes.

O evento contou com representantes dos sete Estados-membros, organizações regionais e parceiros internacionais (ICAO, AFCAC, EASA e CEDEAO) bem como prestadores de serviços de aviação, com o objetivo de avaliar progressos e adotar decisões estratégicas para o fortalecimento da aviação civil na África Ocidental.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar