Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto almeja alcançar perto de 80 por cento (%) de doadores voluntários, e ver aumentado este número a cada ano até atingir 100% de doadores, conforme meta estabelecida pela OMS.
Este desejo foi manifestado à imprensa pela directora do Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), Linette Andrade, em conferência de imprensa para a apresentação das actividades comemorativas dos 20 anos de comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue.
Na ocasião afirmou que o desafio fundamental da instituição, neste momento, é conseguir 100% de doadores voluntários, pois, lamentou, infelizmente ainda não conseguiram atingir esta meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Porque muitas vezes dependemos de doações familiares para colmatar a falta de doações voluntárias. Então, todo o trabalho que o banco de sangue e o hospital estão a fazer é nesse sentido. Estamos a caminhar, queremos chegar a 100% de doadores voluntários e que sejam regulares também”, exprimiu.
Conforme avançou, no ano passado o Banco de Sangue deste hospital contava em torno de 67% de doadores voluntários e este ano continuam a trabalhar com diversas acções para ver se conseguem chegar perto dos 80%.
“Claro que não vamos chegar aos 100% este ano, mas sim aumentar 10% a cada ano, até chegarmos a 100%", disse, sublinhando que trabalhos estão a ser feitos, como por exemplo publicação constantes de conteúdos sobre doações, palestras de sensibilização junto às universidades, instituições, como forma de convencer mais pessoas a aderirem a este propósito.
No momento, a instituição garante ter um estoque razoável de sangue, porém, necessita constantemente de doadores para reposição do estoque, uma vez que tem registado constante demanda de sangue.
Este ano celebra-se, a nível mundial, os 20 anos de reconhecimento e gratidão aos que salvam vidas doando sangue e o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) está a celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a 14 deste mês, envolvendo a comunidade numa série de eventos que destacam a importância contínua da doação de sangue.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar