São Filipe, 16 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV, Nuías Silva, anunciou um conjunto de propostas para integrar Cobom e os outros bairros no conceito de ampliação da cidade e transformar São Filipe numa “verdadeira cintura citadina”.
Numa acção de campanha no bairro de Cobom, Nuías Silva apresentou propostas para o bairro, integradas no plano geral para a cidade.
Entre as propostas, anunciou projectos de infra-estrutura, como continuação da asfaltagem, arruamento de zonas com estradas de terra batida, abertura de áreas onde ainda não há acesso adequado e realizar obras de corte e com calçadas de qualidade.
Nuías Silva mencionou que em parceria com a Electra vai melhorar a iluminação pública, sobretudo na rua traseira de Cobom e indicou que já dispõe de 100 candeeiros LED para substituir as lâmpadas na via principal e que as lâmpadas que serão retiradas da via principal serão usadas nas áreas menos iluminadas.
Na área cultural, Nuias Silva propôs ampliar o lote de terreno cedido à escola de música Bokarrom para a construção de um espaço que servirá tanto como escola quanto para eventos comunitários, como festividades de romaria e carnaval e garantiu que vai apoiar financeiramente na construção do espaço.
O candidato destacou a continuidade de investimentos na área social, incluindo a construção de casas de banho, reabilitação de moradias e melhorias na saúde, educação e transporte escolar.
Através da parceria com o Ministério da Educação prometeu reabilitar a placa da escola de Cobom e a sua transformação num polivalente para uso comunitário fora do horário escolar e, caso não for possível, encontrar espaço para construir um polivalente.
A construção de uma praça digital em Cobom, com um parque infantil adjacente, semelhante ao que existe nos outros bairros e a construção de um miradouro próximo à cruz já existente para oferecer uma nova atracção são outras propostas.
Na localidade de Salto, extremo sul do município, Nuías Silva deixou a garantia de que o troço de estrada entre Patim e Salto será asfaltada durante o seu segundo mandato.
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar