Autárquicas 2024/São Filipe: Egídio de Pina aborda desemprego e economia e aponta linha de crédito como uma das medidas

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe:  Egídio de Pina aborda desemprego e economia e aponta linha de crédito como uma das medidas
27/11/24 - 12:45 pm

São Filipe, 27 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID, Egídio de Pina, abordou a problemática do desemprego e a economia em São Filipe e apontou a criação de uma linha de crédito como uma das possíveis medidas para debelar a situação.

O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à presidência da Câmara Municipal de São Filipe referiu, ao abordar o desemprego e a economia que este município regista o desemprego em larga escala, que afecta principalmente a camada jovem, bem como a inexistência de políticas eficazes para minorar a situação.

O desemprego e a falta de investimento para incentivar o empreendedorismo tem forçado muitos jovens a migrarem para outras ilhas ou mesmo a deixar o país e a procurar melhores condições de vida em outros países.

Embora a taxa de desemprego em Cabo Verde esteja estimada em 17 por cento (%), São Filipe tem enfrentado desafios mais acentuados devido à ausência de incentivos como a criação de incubadoras de negócios.

Como resultado do alto índice de desemprego, o candidato apontou que muitas famílias dependem economicamente das remessas enviadas por familiares emigrados, um reflexo da falta de políticas públicas que promovam geração de rendimento local.

Para combater o desemprego, a UCID propõe a criação de uma linha de crédito com juros bonificados, gerida por uma agência incubadora, que financie projectos empreendedores e facilite o acesso ao crédito para famílias com dificuldades financeiras, assim como aumentar os rendimentos das famílias e reduzir a taxa de desemprego.

Egídio de Pina propõe uma mudança estrutural e promete transformar São Filipe num município mais igualitário, coeso e desenvolvido, priorizando a habitação condigna, uma administração mais presente e organizada e o fortalecimento dos serviços públicos.

O candidato disse que essas medidas são essenciais para garantir um São Filipe mais próspero, com oportunidades equitativas para todos os seus habitantes, onde os jovens tenham opções e possam construir as suas vidas sem precisar buscar alternativas fora de São Filipe.

Na corrida à presidência da Câmara Municipal de São Filipe concorrem Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar