São Filipe, 17 Nov (Inforpress) – A plataforma eleitoral do candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à presidência da câmara de São Filipe, António Cardoso, apresenta um conjunto de propostas para sectores da juventude, educação e formação profissional e superior.
Porque a juventude é uma área estrutural, lê-se no documento, um dos pilares da sua plataforma eleitoral está focalizada nesta camada e o candidato quer trazer toda a experiência acumulada nos últimos anos nas áreas da educação, formação e emprego para empoderar o sector da juventude.
No comício de apresentação disse que o seu programa prevê oferta para formação profissional, formalização de negócios e financiamento que garanta aos jovens acesso a kits de autoemprego e facilidades para criar seus próprios negócios e anunciou planos de incentivo à formação profissional financiada a 100% pelo governo.
O candidato reconheceu que o “elevado consumo de álcool e drogas entre os jovens” é um “problema sério” e é resultado da falta de actividades de lazer saudáveis, acrescentando que “lazer, infelizmente, significa estar na porta de bares”, realidade que quer mudar.
Como medida apontou que em parcerias com instituições como a Fazenda Esperança vai apostar na recuperação de dependentes químicos e, por isso, assinalou, é “fundamental trazer um centro de recuperação de alcoólatras e toxicodependentes para pessoas que infelizmente tiveram o infortúnio de cair nesta situação".
António Cardoso destacou a “necessidade urgente” de abordar a questão da depressão, um “problema crescente” no município e na ilha, e propôs a criação de um comité sectorial em conjunto com o Ministério da Saúde para discutir soluções e desenvolver programas que recuperem os jovens.
No domínio do pré-escolar, o candidato defendeu a valorização das monitoras, que actualmente recebem 15 mil escudos mensais, e comprometeu-se, caso vencer as eleições, capacitar essas profissionais e melhorar o plano de cargos e carreiras, visando dobrar os seus salários, o que considera uma medida urgente para dignificar a profissão.
Além disso, prometeu criar creches e jardins de infância que possam atender crianças em áreas urbanas e rurais do município.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar