São Filipe, 16 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Egídio de Pina, prometeu priorizar o sector da juventude e a criação de emprego como forma de fixar os jovens nas suas próprias localidades.
Numa acção de campanha na comunidade de Achada Mentirosa (norte), o candidato da UCID à presidência da câmara de São Filipe nas autárquicas de 01 de Dezembro apresentou as suas propostas focadas na juventude e no desenvolvimento económico desta comunidade.
Segundo o mesmo, há um elevado número de jovens desempregados e há um descontentamento generalizado com a falta de políticas efectivas do poder local que melhorem as condições de vida dos jovens de todo o município.
"A nossa proposta alternativa para a governação prioriza a criação de emprego", afirmou Egídio de Pina que observou que a maioria dos jovens actualmente depende de trabalhos sazonais durante a época das chuvas e em actividades agrícolas, assim como a importância de implementar uma abordagem mais eficiente e inovadora do poder local, que precisa demonstrar um compromisso mais forte com a juventude.
Para o candidato da UCID, há necessidade de formação profissional alinhada com as oportunidades de trabalho e sublinhou que existem “grandes possibilidades e perspectivas” de desenvolver áreas de rendimento, como a agricultura, a pecuária e o agro-negócio.
“Se investirmos nessas potencialidades, poderemos garantir um rendimento muito superior ao salário mínimo e as pessoas não terão necessidade de se deslocar à cidade”, destacou Egídio de Pina.
Outro aspecto abordado por Egídio de Pina foi a ausência de espaços de lazer e infra-estruturas desportivas em Achada Mentirosa e sublinhou que a falta dessas estruturas é mais uma evidência da inexistência de políticas públicas eficazes voltadas para o sector da juventude.
"Precisamos investir em espaços que ofereçam opções saudáveis para o lazer e o desporto, melhorando a qualidade de vida dos jovens e dando-lhes mais oportunidades para se desenvolverem", referiu o candidato que defendeu igualmente a aposta na criação de escolas de iniciação desportivas.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar