São Domingos, 23 (Inforpress) - O candidato do PAICV para câmara de São Domingos, Isaías Varela, afirmou hoje que pretende investir no turismo de montanha e criação de um centro interpretativo no espaço do miradouro de Rui Vaz para atrair turistas e visitantes.
Com isso, a aposta também vai ser no alargamento de mais formação para os jovens, na área do turismo, afiançou o candidato, que classificou de "crucial" esta iniciativa para o desenvolvimento local.
Nas zonas de Rui Vaz, Loura e Daca Balaio, onde o candidato esteve de visita hoje, disse que quer apostar na ligação de água domiciliar, a construção de casa de banho e reabilitação de habitações para os moradores.
A outra proposta caso vença as eleições relaciona-se com uma reivindicação antiga da população de Rui Vaz e Loura que é a requalificação da estrada que liga essas duas zonas a zona de Santana.
Garantiu que já tem projectos em parceria com privados para colocar esta via de acesso em acção.
A nível do sector da pecuária prometeu também que vai apoiar a população destas comunidades na diversificação de espécies de animais ou seja introdução de raça melhorada e pasto, no sentido de aumentar a produção de leite para o fabrico de queijo.
"O espaço para o fabrico de queijo em Rui Vaz está fechado devido à falta de matéria prima e com introdução de mais raça melhorada vão ter mais leite para fazerem o queijo", explicou.
Para as zonas de Baía e Móia Móia, onde o candidato à sua própria sucessão esteve nas suas acções de campanha na sexta- feira, 22, destacou que a requalificação urbana é principal prioridade para essas localidades.
“Estas zonas são consideradas como zonas de muito potencial" considerou, para o turismo, agricultura e pesca, acrescentando que são "muito procurados" pelos empresários para fazerem investimentos turísticos.
“Já temos projectos em parceria com empresas privadas para o Porto Lobo em Móia Móia para construirem resorts e marina, ou seja, os privados pretendem construir varrios apartamentos aqui", afirmou.
A reabilitação de habitação e construção de casas de banho, requalificação do centro comunitário de Móia Móia, apoio na modernização e água para a agricultura e organização dos agricultores em cooperativa, são outras prioridades para estas zonas.
Em São Domingos concorrem ao cargo de presidente da câmara Isaías Varela (PAICV) e Hipólito Gonçalves (MpD).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes das câmaras.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar