Cidade das Pombas, 21 de Nov (Inforpress) – O candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal do Paul, Anilton Fernandes, propõe que os agricultores modernizem as suas práticas agrícolas e que, se for eleito a 01 de Dezembro, irá transformar Aguada num parque industrial.
No Paul, em que a agricultura é o principal sector da actividade económica, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) aponta este sector como “chave” para o desenvolvimento do município.
Por esta importância, o candidato a presidente da câmara municipal Anilton Fernandes aponta a necessidade da sua modernização aliada a práticas inteligentes para o escoamento da produção.
“Se repararmos, temos vindo a plantar principalmente cana para a produção de aguardente, mas que praticamente não tem muita saída e em termos de preço também, não é tão elevado”, considerou o candidato, para quem é necessária a introdução de novas práticas de cultivo.
Ao mesmo tempo, em época de excedentes de produção agrícola, Anilton Fernandes diz não haver muita saída destes.
“Já repararam que quando há excedentes de frutas, como mangas, papaias em grande quantidade, apodrecem, temos que os dar aos animais”, frisou o candidato pela UCID que aponta a transformação como solução possível.
O parque industrial, na visão deste candidato, poderia servir de centro de transformação destes excedentes em derivados como, por exemplo, doces, sumos.
Ao mesmo tempo que os produtos seriam transformados no parque, o candidato, conhecido no município por “Nitó”, pediu o levantamento do embargo agrícola que há 40 anos limita o envio de produções de Santo Antão a algumas ilhas do país.
Desta forma pede ao Governo que levante o embargo, prometido nas últimas eleições legislativas, para que a produção da ilha das montanhas chegue a todo o país.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal do Paul concorrem Adilson Fernandes (MpD), Anilton Fernandes (UCID) e Hilarino da Luz (PAICV).
Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
SN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar