Porto Novo: Representante da comunidade alerta para o despovoamento de Pascoal Alves

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Representante da comunidade alerta para o despovoamento de Pascoal Alves
29/04/26 - 01:56 pm

Porto Novo, 29 Abr (Inforpress) – O representante da comunidade de Pascoal Alves, no Planalto Norte, Porto Novo, Manuel Gomes, alertou hoje para o despovoamento desta localidade devido à situação de abandono em que se encontram as famílias.

Manuel Lopes disse à Inforpress que esta zona isolada e fustigada pela seca está a ficar sem gente, prevendo-se, dentro de pouco tempo, a saída das sete famílias que ainda vivem nesse povoado, um dos mais encravados do município do Porto Novo.

“A localidade de Pascoal Alves vem perdendo a sua população de ano para ano devido ao isolamento e à seca, mas também por causa do abandono das pessoas por parte das autoridades competentes”, avançou o líder dessa localidade. 

No âmbito do projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte, inaugurado em 2022, Pascoal Alves passou a receber água potável, mas “falta muita coisa” às famílias, como o emprego, avançou Manuel Gomes, alertando para a situação do caminho vicinal que dá acesso a esta zona.

Este responsável admitiu que, num futuro próximo, Pascoal Alves estará completamente despovoado, uma vez que as poucas famílias que restam se preparam para deixar a localidade.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar