Santo Antão: Simpósio pioneiro reforça ambição da Ribeira Grande como eixo de ligação cultural entre Cabo Verde e Marrocos

Inicio | Cooperação
Santo Antão: Simpósio pioneiro reforça ambição da Ribeira Grande como eixo de ligação cultural entre Cabo Verde e Marrocos
14/04/26 - 10:15 pm

Ribeira Grande, 14 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo da Luz, afirmou hoje que o primeiro simpósio sobre o património judaico-marroquino em Cabo Verde reforça a afirmação do município como capital do intercâmbio cultural com Marrocos.

Falando à imprensa à margem do evento, que decorreu no Centrum Sete Sóis Sete Luas, o edil explicou que tratar-se de um momento “de extrema importância”, sendo que é a primeira vez que Cabo Verde acolhe uma iniciativa desta natureza, com a presença de uma delegação marroquina.

Segundo Armindo da Luz, o simpósio reflecte a aposta do município na valorização da sua herança histórica e cultural, evidenciada na preservação dos cemitérios judaicos de Penha de França e Ponta do Sol, considerados testemunhos da presença judaica marroquina no século XIX.

O autarca referiu ainda que este património constitui uma base sólida para o reforço das relações culturais e diplomáticas entre os dois países, adiantando que estão em curso contactos para uma eventual geminação com cidades marroquinas, nomeadamente Tetuão, de onde partiram muitos dos judeus que se fixaram em Santo Antão.

No plano cultural, Armindo da Luz anunciou também a participação da Ribeira Grande no Festival Sete Sóis Sete Luas, em Azemor, Marrocos, reforçando a dinâmica de intercâmbio que o município pretende consolidar.

Por sua vez, a presidente da Cape Verde Jewish Heritage Project, Inc. (CVJHP), Carol Castiel, explicou que o simpósio realizado na Ribeira Grande visa valorizar e dar visibilidade à herança judaica marroquina existente no país, com destaque para os dois cemitérios deixados pelas comunidades judaicas que se fixaram na ilha no século XIX.

A responsável sublinhou que a iniciativa pretende sensibilizar não só a população da Ribeira Grande, mas de todo o país, para a importância deste património histórico, considerado único e de elevado valor cultural.

Carol Castiel acrescentou ainda que a missão cultural marroquina foi pensada para permitir aos participantes conhecerem directamente os vestígios da presença judaica em Cabo Verde, promovendo, deste modo, um maior interesse bilateral e o reforço das ligações académicas entre historiadores cabo-verdianos e marroquinos.

Segundo a mesma fonte, o objectivo passa por dinamizar novas parcerias e impulsionar o intercâmbio cultural e científico entre os dois países, consolidando pontes de cooperação assentes na história e na memória partilhada.

No âmbito desta iniciativa, a primeira missão cultural marroquina a Cabo Verde integra cinco académicos e figuras culturais de relevo internacional.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Partilhar