Mundial de Kitesurf: Ponta Preta volta a ser o epicentro do kitesurf mundial com o arranque da competição masculina

Inicio | Desporto
Mundial de Kitesurf: Ponta Preta volta a ser o epicentro do kitesurf mundial com o arranque da competição masculina
17/02/26 - 08:23 pm

Santa Maria, 17 Fev (Inforpress) – As ondas de Ponta Preta, na ilha do Sal, começaram hoje a receber os melhores atletas do mundo para o GKA Kite-Surf World Tour Cabo Verde 2026, depois de, na segunda-feira, 16, a prova ter sido transferida para Kite Beach.

Ainda sem as condições consideradas ideais pelos kitesurfistas, mas com mais ondas e vento em comparação com segunda-feira, o segundo dia da etapa de Ponta Preta arrancou por volta das 12:00.

Com os 24 atletas masculinos divididos em oito heats de três competidores, o kitesurfista cabo-verdiano Hendrick Lopes, que compete pela Suíça e é considerado um dos favoritos, venceu o primeiro heat com 10,13 pontos.

Já no segundo heat, o também cabo-verdiano Arsénio Dias não teve uma boa performance, terminando em terceiro lugar, sem pontuar, numa bateria vencida por James Carew, um dos nomes fortes da competição.

O campeão nacional, Jordy Sança, entrou em cena no quarto heat, tendo ficado em terceiro lugar na sua bateria, mesma colocação alcançada por Robertney Barros, que competiu no quinto heat.

Como é habitual, as atenções do público local estiveram centradas nos “embaixadores” de Cabo Verde, Airton Cozzolino e Matchu Lopes, figuras icónicas da modalidade, que voltaram a dar espetáculo nas ondas de Ponta Preta, demonstrando o profundo conhecimento que têm do spot e a mestria nas manobras.

Matchu Lopes, que compete pela Espanha, entrou em ação no heat sete, que venceu com a pontuação de 10,26. Já Airton Cozzolino competiu no heat oito, onde também brilhou, ficando em primeiro lugar com 12,54 pontos, numa bateria que contou ainda com o cabo-verdiano Nataniel Barros, vice-campeão nacional.

Para esta quarta-feira, 18, está prevista a realização do segundo round, com o confronto entre os segundos de cada heat e os terceiros classificados, sendo que os primeiros classificados dos heats disputados hoje ficam automaticamente apurados para o terceiro round.

De acordo com a organização do GKA Kite World Tour, as previsões de vento e ondas para os próximos dias são promissoras, prevendo-se que a competição ganhe maior intensidade a partir de quarta-feira, 18, com a realização das eliminatórias que conduzirão às finais previstas para o final de semana.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar