ARC abre processo de averiguação à TCV por reportagem sobre candidatura presidencial de Gilson Alves

Inicio | Sociedade
ARC abre processo de averiguação à TCV por reportagem sobre candidatura presidencial de Gilson Alves
17/02/26 - 05:37 pm

Praia, 17 Fev (Inforpress) – O Conselho Regulador da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) deliberou, na sua sessão ordinária realizada hoje, instaurar um processo de averiguação à Televisão de Cabo Verde (TCV), por reportagem sobre a candidatura presidencial de Gilson Alves.

Em comunicado, a ARC esclareceu que a decisão está relacionada com a reportagem intitulada “Gilson Alves apresentou a sua candidatura e diz que, se for eleito, vai ser um presidente autoritário”, emitida no Jornal da Noite de 16 de Fevereiro.

Segundo a entidade reguladora, o processo tem como objectivo apurar eventuais responsabilidades no quadro do cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis ao exercício da actividade de comunicação social, no âmbito das suas competências de supervisão e regulação do sector.

A peça em causa abordou a apresentação, em São Vicente, da candidatura presidencial de Gilson Alves, que, segundo a TCV, esteve acompanhado por quatro homens encapuzados e armados.

Na reportagem defendeu publicamente a instauração de um sistema autoritário com um Presidente dotado de “poder total e absoluto”, bem como a revisão constitucional para reforço dos poderes do Chefe de Estado.

Durante a intervenção, o candidato manifestou-se ainda favorável à pena de morte para determinados agentes públicos que considerou “corruptos” e protagonizou uma saudação que classificou como “romana”, rejeitando qualquer associação a ideologias extremistas.

A Constituição da República no artigo 2.º consagra o Estado de Direito democrático, a separação e interdependência de poderes e a proibição da pena de morte no artigo 27.º.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar