Carlos Monteiro destaca investimento contínuo na formação e emprego juvenil em Cabo Verde

Inicio | Economia
Carlos Monteiro destaca investimento contínuo na formação e emprego juvenil em Cabo Verde
13/02/26 - 08:46 pm

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, destacou hoje, no encerramento da Feira de Orientação e Intermediação Laboral, o investimento do Governo na formação profissional, no emprego juvenil e no empreendedorismo em Cabo Verde.

A Feira de Orientação e Intermediação Laboral, realizada nos dias 12 e 13 de Fevereiro, sob o lema “Conectando Talentos e Oportunidades”, permitiu aproximar jovens formados das empresas e instituições que os poderão absorver ou apoiar na criação de negócios próprios.

Durante o encerramento, Carlos Monteiro salientou que, desde 2016, o Governo tem investido de forma estratégica e contínua na formação profissional, criando um ecossistema que já capacitou mais de 50 mil jovens e proporcionou mais de 17 mil estágios.

Segundo o governante, o objectivo é reforçar a competitividade dos jovens cabo-verdianos, oferecendo-lhes ferramentas para ingressar no mercado de trabalho, empreender e criar postos de trabalho, contribuindo assim para a redução do desemprego juvenil.

Monteiro frisou ainda que o investimento contínuo na formação profissional e nas políticas de emprego, com previsão de reforço em 2026, é essencial para capacitar os jovens e garantir que Cabo Verde desenvolva plenamente o potencial criativo da sua juventude.

Por sua vez, a directora do Departamento de Emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Nancy da Luz, fez um balanço “muito positivo” da feira, afirmando que cerca de 1.142 jovens visitaram os stands e 55 foram pré-seleccionados para entrevistas com empresas.

A responsável sublinhou a importância do evento para que os jovens conheçam as áreas de maior procura no mercado e possam alinhar a sua formação com as necessidades de emprego, enfatizando ainda a oferta de cursos técnicos em áreas como mecânica, electrónica, pastelaria e administração.

No final, Nancy da Luz deixou uma mensagem aos jovens: “Invistam em vocês mesmos, estudem, aproveitem oportunidades como esta feira e busquem sempre informação nos centros de emprego e formação. O caminho para o futuro depende de iniciativa e dedicação”.

Ambos enfatizaram que a feira não só promove a inserção laboral, como também fortalece a ligação entre instituições formadoras e empresas, permitindo que os currículos sejam ajustados às reais exigências do mercado.

CG/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar